Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46017

Compartilhe esta página

Título: Reflexões sobre a abordagem contextualizada de conceitos de química em uma escola pública de atuação do Pibid em Caruaru-PE.
Autor(es): SILVA, Willy Carmem da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil); Bolsas de estudo
Data do documento: 9-Jan-2018
Citação: SILVA, Willy Carmem da. Reflexões sobre a abordagem contextualizada de conceitos de química em uma escola pública de atuação do Pibid em Caruaru-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Estudos realizados em relação ao ensino de química têm relatados grandes dificuldades dos discentes em compreenderem conceitos abordados a partir de situações do seu cotidiano. Fator que pode estar relacionado a abordagem não contextualizada dos conteúdos. Neste contexto, o trabalho buscou analisar a importância das atividades contextualizadas para o Ensino de Química em uma Escola Pública de atuação do Pibid Química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, na cidade de Caruaru-PE. Assim, a pesquisa analisou relatórios dos Licenciandos e Professores Supervisores, bolsistas do referido programa entre os anos 2015- 2017 da escola de atuação do Pibid. A coleta de dados também incluiu entrevistas com o intuito de registrar as concepções dos docentes sobre a utilização da contextualização no ensino. Observou-se então que as atividades desenvolvidas no Pibid têm contribuído para construção da identidade docente dos bolsistas a partir de reflexões sobre práticas que venham dar um significado ao ato de ensinar e aprender a partir da realidade do âmbito escolar. Também, o programa tem despertado nos professores supervisores a necessidade do repensar sua prática a partir do uso de recursos didáticos diversos. E para isso, a contextualização é um fator importante e primordial no ensino de química, e consequentemente, uma reflexão crítica perante os problemas socioambientais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46017
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Willy Carmem da.pdf946,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons