Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46070
Share on
Title: | O que dizem os documentos curriculares PCN’s e BNCC sobre o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental |
Authors: | SOUZA, João Vitor Caldas de |
Keywords: | História - Currículo; Brasil – Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); Educação - Brasil - Base Nacional Comum Curricular (BNCC); UFPE - Pós- graduação |
Issue Date: | 27-May-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOUZA, João Vitor Caldas de. O que dizem os documentos curriculares PCN’s e BNCC sobre o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A pesquisa tem por objeto o currículo da disciplina escolar de História para o Ensino Fundamental Anos Finais que tomou corpo nos PCN’s de 1997 e na BNCC de 2017. O objetivo central do trabalho é compreender o que diz o currículo da disciplina escolar de História para o Ensino Fundamental Anos Finais nos PCN’s de 1997 e na BNCC de 2017. São objetivos específicos analisar as bases pedagógicas que nortearam e norteiam o currículo dos anos finais do ensino fundamental presentes nos PCN’S de 1997 e na BNCC de 2017. Buscamos também analisar as categorias utilizadas no currículo específico de História que norteiam os textos curriculares e identificar agentes sociais, econômicos e políticos que exercerem influência sobre o processo de elaboração dos PCN’S de 1997 e da BNCC de 2017. A investigação situa-se no campo das políticas curriculares e se filia às teorias críticas do currículo. Para a construção da pesquisa, buscamos compreender o contexto no qual os dois documentos referidos foram produzidos. Realizamos levantamento de referências que tratam sobre as teorias curriculares e possibilitassem a análise dos PCN’s e da BNCC. Construímos quadros de análise no âmbito de estudo extenso do tipo estado do conhecimento sobre a temática currículo. Posteriormente, para compreensão do currículo escrito, utilizamos autores como Lopes (2021), Silva (2020), Sacristán (2017), Moreira e Silva (2013), Apple (2006) e Moreira (1990, 1998). No que diz respeito à disciplina escolar e à História enquanto disciplina curricular, buscamos apoio em Bittencourt (2018), Silva (2014), Schmidt (2012), Fernandes (2005), Chervel (1990) e Nadai (1988). Em relação à análise das categorias históricas, utilizamos ainda de referências como Le Goff (1990) e Braudel (1984). Apoiados em autores como Bardin (2011) e Vala (1986), formulamos eixos temáticos e categorias com vistas à análise documental, que permitiram a construção de novas de quadros de análise. A análise dos documentos possibilitou perceber que os PCN’s são documentos inovadores para o contexto de sua época, mas que contam com ausências de temáticas sociais importantes, como a temática LGBT, geracional, entre outas, além da necessidade de aprofundamento de determinadas questões relevantes para o processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, a da autonomia docente. Em relação à BNCC, trata-se de documento superficial, em que não apresentam referências teóricas claras e explícitas, podendo ser caracterizado como um aglutinado de enunciados extraídos de documentos curriculares internacionais, revelando-se carente de originalidade e passando ao largo das contribuições de sua época, produto de um projeto político curricular acrítico, tendo por base teses das doutrinas neoliberais, com vistas a uma prática curricular atrelada à preparação para o mercado de trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46070 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Vitor Caldas de Souza.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License