Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46088

Compartilhe esta página

Título: Análise da suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos rasos através de modelo matemático em uma bacia hidrográfica na formação barreiras
Autor(es): MORAIS, Bruno Diego de
Palavras-chave: Engenharia Civil; Caracterização geotécnica; Análise de suscetibilidade; Modelo TRIGS
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MORAIS, Bruno Diego de. Análise da suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos rasos através de modelo matemático em uma bacia hidrográfica na formação barreiras. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A Região Metropolitana do Recife (RMR) é bastante conhecida devido à frequente ocorrência de movimentos de massa em meses chuvosos, apresentando um vasto histórico de deslizamentos com vítimas fatais, não-fatais e destruição de imóveis ao longo dos anos. A área de estudo dessa dissertação compreende uma dessas regiões susceptíveis a deslizamentos da RMR e trata-se de uma bacia hidrográfica que abrange áreas dos munícios de Recife-PE e Jaboatão dos Guararapes-PE. Face à fragilidade desse local, os objetivos desta dissertação são: caracterizar geotecnicamente os solos da área de estudo; elaborar um registro dos deslizamentos; desenvolver mapas de suscetibilidade a deslizamentos utilizando o modelo TRIGRS; e analisar a precisão das análises realizadas por meio do método LR-class. Para isso, as análises de suscetibilidade foram divididas em dois cenários: Cenário A, considerando os parâmetros geotécnicos constantes para toda área; e Cenário B, considerando os parâmetros geotécnicos espacializados em uma área menor. Em cada cenário foram realizadas análises utilizando o modelo de infiltração saturada (SAT) e não saturada (NSAT). Além disso, para cada cenário também foi assumido três profundidade distintas do solo (zmax) para cálculo do fator de segurança e poropressão, iguais a 1, 2 e 3m. O perfil geotécnico determinado por meio da sondagem SPT se revelou predominantemente arenoso sendo coerentes com os perfis disponíveis na literatura. Os resultados dos ensaios de laboratório apresentaram valores dentro do intervalo esperados para os solos da área de estudo. As análises realizadas com o modelo TRIGRS mostraram que a área classificada como instável coincidiu com o relevo mais elevado e íngreme da área de estudo. O modelo de infiltração não saturada gerou resultados mais precisos de modo que quanto maior o zmax e a profundidade inicial do nível de água, maior foi o efeito da sucção na camada não saturada. Nas análises do Cenário B foi observado uma porcentagem de área instável 17% menor em relação ao Cenário A, devido a variação dos parâmetros geotécnicos e hidrológicos dentro da área de estudo. O método LR- class demostrou que o modelo apresentou resultados coerentes com a localização dos deslizamentos, indicando que as análises ANSAT3 (%LR FS≤1 =81,23%) e BNSAT2 (%LR% FS≤1 =78,47%) foram as mais precisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46088
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruno Diego de Morais.pdf7,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons