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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46386

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorSOARES, Nahuan Alaff Virgino-
dc.date.accessioned2022-09-13T21:28:35Z-
dc.date.available2022-09-13T21:28:35Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationSOARES, Nahuan Alaff Virgino. Competências digitais para docência: um estudo com professores de uma universidade pública federal. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46386-
dc.description.abstractAs tecnologias digitais têm transformado o trabalho docente no Brasil, em que novas competências, saberes e papéis surgem diante de mudanças sociais e culturais que tem impactado a educação. Dessa forma, os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são desafiados a uma adaptação constante as inovações que ocorrem no ambiente e contexto educacional, como é o caso dos docentes que atuam no ensino superior, ao serem impulsionados a desenvolverem Competências Digitais para uma educação digital de qualidade, inclusiva e emancipatória. Com isso, esse trabalho científico possui a seguinte questão de pesquisa: Quais as dimensões das competências digitais necessárias aos (as) professores as) do ensino superior? Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, no qual adota-se a revisão sistemática de literatura e a entrevista semiestruturada como técnicas para coleta de dados. Para análise de dados, o processo adotado foi a análise de conteúdo de Bardin (2016) com técnica de análise categorial. Os dados obtidos apontam para a necessidade de o docente integrar quatro dimensões em seu processo formativo, que são Socioemocional, Sociocultural, Tecnológica e Pedagógica. Além disso, as experiências vividas no semestre remoto aceleraram o processo de inserção das tecnologias digitais no ensino, em que os entrevistados pretendem manter o seu uso em outras modalidades de ensino. Os resultados colaboram para a formulação de estratégias e políticas no âmbito institucional para uma educação digital de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências Digitaispt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleCompetências digitais para docência : um estudo com professores de uma universidade pública federalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2699462937541513pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxHow digital technologies transform teaching work in Brazil, where new skills, knowledge and functions are facing social and cultural changes that have an impact on education. In this way, the actors involved in the learning and learning process are challenged to adapt as an innovation that takes place in the environment and in the educational context, as is the case of teachers who stimulate higher education, by being encouraged to develop digital digital competences of quality, inclusive and emancipatory. With that, this scientific work has the following research question: what scientific skills to higher education teachers for teaching mediated by digital technologies? Thus, the is qualitative in nature, with an exploratory character, in which systematic literature review and semi-structured interviews are adopted as techniques for data collection. For data analysis, the process adopted was the content analysis of Bardin (2016) with categorical analysis technique. The data obtained point to the need to integrate teachers into four dimensions in their training process, which are Socioemotional, Sociocultural, Technological and Pedagogical. Furthermore, how experiences in remote time have accelerated the process of insertion in teaching, in which technologies intend in teaching, in which vivid technologies intend their use in other teaching modalities. The results contribute to the formulation of quality strategies and policies at the institutional level for digital education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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