Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46386

Compartilhe esta página

Título: Competências digitais para docência : um estudo com professores de uma universidade pública federal
Autor(es): SOARES, Nahuan Alaff Virgino
Palavras-chave: Competências Digitais; Trabalho docente; Ensino superior
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOARES, Nahuan Alaff Virgino. Competências digitais para docência: um estudo com professores de uma universidade pública federal. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As tecnologias digitais têm transformado o trabalho docente no Brasil, em que novas competências, saberes e papéis surgem diante de mudanças sociais e culturais que tem impactado a educação. Dessa forma, os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são desafiados a uma adaptação constante as inovações que ocorrem no ambiente e contexto educacional, como é o caso dos docentes que atuam no ensino superior, ao serem impulsionados a desenvolverem Competências Digitais para uma educação digital de qualidade, inclusiva e emancipatória. Com isso, esse trabalho científico possui a seguinte questão de pesquisa: Quais as dimensões das competências digitais necessárias aos (as) professores as) do ensino superior? Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, no qual adota-se a revisão sistemática de literatura e a entrevista semiestruturada como técnicas para coleta de dados. Para análise de dados, o processo adotado foi a análise de conteúdo de Bardin (2016) com técnica de análise categorial. Os dados obtidos apontam para a necessidade de o docente integrar quatro dimensões em seu processo formativo, que são Socioemocional, Sociocultural, Tecnológica e Pedagógica. Além disso, as experiências vividas no semestre remoto aceleraram o processo de inserção das tecnologias digitais no ensino, em que os entrevistados pretendem manter o seu uso em outras modalidades de ensino. Os resultados colaboram para a formulação de estratégias e políticas no âmbito institucional para uma educação digital de qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46386
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nahuan Alaff Virgino Soares.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons