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Título: Pelas margens do atlântico : a navegação de cabotagem e o abastecimento de gêneros de primeira necessidade no Recife (1825-1840)
Autor(es): PAULINO, Josenildo Américo
Palavras-chave: História; Fornecimentos; Alimentação diária – Alimentação básica; Navegação costeira – Navegação entre portos; Recife; Século XIX
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAULINO, Josenildo Américo. Pelas margens do atlântico: a navegação de cabotagem e o abastecimento de gêneros de primeira necessidade no Recife (1825-1840). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo principal analisar o comércio de gêneros de primeira necessidade – farinha de mandioca e charque – através do comércio de cabotagem e longo curso para a cidade do Recife entre os anos de 1825-1840. A escolha por estes dois alimentos se deu em virtude de estarem presentes na mesa de parcela significativa dos habitantes oitocentistas, principalmente por sua alta capacidade de conservação. Já o comércio de cabotagem e longo curso teve um papel importante no período imperial: antes da febre ferroviária do último quartel do século XIX, o meio de locomoção mais eficaz era a navegação. Através dela, mercadorias dos mais variados tipos circulavam por todo o litoral do Império brasileiro. O início do recorte foi motivado por questões relacionadas à fonte, já que é neste ano que o jornal Diário de Pernambuco passa a circular na província. O ano de 1840, por sua vez, marca o fim de um período conturbado no comércio recifense após os desdobramentos da Guerra dos Cabanos (1832-1835). Neste estudo, analisamos a ligação comercial do Recife com diversos portos situados dentro e fora do Império no comércio de farinha e charque e o perfil dos comerciantes envolvidos nestas transações. Os pontos de venda dos gêneros na cidade do Recife, a produção de alimentos nos sítios localizados ao redor dos bairros principais e o comércio dos dois gêneros na capital da província de Pernambuco durante o período são abordados. O argumento principal que guia o presente estudo é o de que, entre 1825-1840, o comércio de gêneros de primeira necessidade através da navegação de cabotagem e longo curso foi fundamental para manter uma boa oferta de farinha de mandioca e charque nos mercados da cidade do Recife.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46451
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