Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454

Compartilhe esta página

Título: Usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: o caso do curso técnico em Administração a distância do Governo de Pernambuco
Autor(es): SOUZA, Luma Tatiane Barboza de
Palavras-chave: Usabilidade; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação a Distância; Gestão da Informação
Data do documento: 12-Dez-2018
Abstract: O objetivo desse trabalho é contribuir com a melhoria da usabilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Governo do Estado de Pernambuco, a fim de facilitar o acesso e uso pelos estudantes do ensino a distância. A pesquisa é descritiva e fez uso de pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de Heurísticas de Nielsen para avaliação de usabilidade e de coleta de dados, por meio do uso de questionário, aplicado via Web, a alunos do curso Técnico de Administração. O objeto de estudo foi o AVA do curso Técnico em Administração oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Com os resultados obtidos, considera-se que a interação com o AVA pode oferecer dificuldades para os estudantes, especialmente os menos familiarizados com o uso de recursos tecnológicos. Os principais problemas encontrados foram informações descentralizadas, pulverizadas pelo AVA, dificultando a localização das mesmas; a necessidade de percorrer várias páginas para encontrar a disciplina desejada e ícones e alguns vocabulários pouco significativas para o contexto dos estudantes. Melhorias foram sugeridas a partir dessas descobertas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luma Tatiane Barboza de Souza.pdf929,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons