Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46527

Compartilhe esta página

Título: Análise da evolução da qualidade da água em trecho do eixo norte do projeto de integração do Rio São Francisco
Autor(es): SILVA, Joelma Ferreira
Palavras-chave: Engenharia civil; Semiárido; Recursos hídricos; Uso do solo; Indicadores de qualidade de água; Poluição da água
Data do documento: 19-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Joelma Ferreira. Análise da evolução da qualidade da água em trecho do eixo norte do projeto de integração do Rio São Francisco. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A água, em quantidade e qualidade adequadas, é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade humana e dos ecossistemas. A distribuição de forma irregular deste recurso afeta diretamente a região do Semiárido Nordestino, que passa por constantes períodos de vulnerabilidade hídrica e secas. O Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) surge como uma alternativa para suprir esse desequilíbrio, transpondo águas a partir de dois eixos de canais artificiais de uma região que têm abundância para outra que sofre de escassez. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a evolução da qualidade da água ao longo de um trecho do Eixo Norte do PISF. Foram utilizados resultados de 11 parâmetros físicos, químicos e biológicos coletados entre 2014 e 2019, correspondentes a 8 estações de monitoramento de qualidade de água ao longo do eixo, incluindo captação, reservatórios projetados e existentes. Os reservatórios existentes apresentaram parâmetros com os piores níveis de violação aos limites recomendados pela Resolução CONAMA 357/2005, enquanto os reservatórios projetados apresentaram valores similares ao do ponto de captação no rio São Francisco. Todos os reservatórios e ponto de captação apresentaram altos valores nos parâmetros de DBO e Fósforo Total, indicando possível contaminação por esgoto doméstico e/ou poluição difusa gerada pela agricultura no entorno. Os resultados de IQA, IET e aplicação da estatística multivariada mostram a diferenciação entre as condições de qualidade da água entre os reservatórios projetados/ponto de captação e os reservatórios existentes, que não receberam águas transpostas ainda. A análise do uso do solo no entorno dos reservatórios projetados demostrou a existência de diversas comunidades nas suas proximidades e a possibilidade de diversos conflitos pelos usos da água, principalmente pela população mais próxima que não foi beneficiada com infraestrutura de abastecimento ou concedido o uso para irrigação. Considera-se importante o fortalecimento da parceria entre as instituições que realizam o controle ambiental nos diversos níveis, no sentido de garantir acompanhamento, regularização e fiscalização eficazes nas atividades que causam impactos na qualidade da água, além do reforço na Educação Ambiental da população quanto ao uso sustentável e racional dos recursos hídricos do PISF.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46527
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joelma Ferreira Silva.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons