Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46588

Share on

Title: Biblioteca particular Fernando Pessoa: usabilidade para aprimoramento do acesso à informação
Authors: GOMES, Danielle Lira
Keywords: Usabilidade; Avaliação de Usabilidade; Biblioteca Digital; Acervo Pessoal; Acesso à Informação; Gestão da Informação
Issue Date: 12-Dec-2019
Abstract: O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a usabilidade da biblioteca digital Fernando Pessoa. Essa é uma pesquisa descritiva e qualitativa que foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e coleta de dados que buscou identificar princípios de usabilidade presentes e ausentes na interface e verificar sua influência na disseminação da informação, utilizando um método analítico de 20 princípios de usabilidade de Vechiatto e Vidotti. Através da avaliação foi possível verificar que a interface não atende por completo todos os princípios sugeridos, sendo necessária a implementação e melhoria dos mesmos, principalmente no tocante a disponibilização de barra de pesquisa; disponibilização de feedback para ações realizadas; oferecimento de sistema de ajuda de como utilizar o site; oferta de mecanismos de acessibilidade que permitam o acesso por diferentes tipos de usuário, tais como: atalhos para áreas do site, fornecimento de equivalente textual para elementos não textuais, especificação do idioma da página, oferecimento de barra de acessibilidade ou recursos que a compõe (aumentar e reduzir tamanho da fonte, alteração de contraste, entre outros). Conclui-se que para que uma interface possua qualidade e permita que diversos usuários tenham acesso eficaz a informação se faz necessário que sejam seguidos princípios de usabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46588
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielle Lira Gomes.pdf886,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons