Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46631

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Iolanda Possidonio dos Santos-
dc.date.accessioned2022-09-22T12:06:14Z-
dc.date.available2022-09-22T12:06:14Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Iolanda Possidonio dos Santos. A teoria antropológica do didático como uma ferramenta metodológica para o estudo das relações métricas no triângulo retângulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46631-
dc.description.abstractTivemos como objetivo nesta pesquisa analisar as praxeologias matemáticas e didáticas acerca das relações métricas no triângulo retângulo presentes nas coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e dos livros didáticos do Ensino Médio escritas pelos mesmos autores, a fim de identificarmos como acontece a passagem desse saber matemático de uma etapa de ensino para outra. Como aporte teórico, fundamentamos nossa pesquisa na Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1999) e seus colaboradores, que nos permitiu identificar as praxeologias presentes nos livros didáticos ‘Matemática Realidade & Tecnologia’, ‘Teláris Matemática’, ‘#Contato Matemática’ e ‘Matemática Contexto & Aplicações’. Nossa metodologia tem uma abordagem qualitativa, pois não estamos preocupados com a representatividade numérica e sim na relação entre o mundo real e o sujeito. Em nossa análise dos livros didáticos, nos baseamos nos critérios propostos por Bittar (2017), denominados de parte curso e parte atividades propostas, elaboração do quarteto praxeológico matemático, elaboração da praxeologia didática e análise das praxeologias modeladas. De modo geral as análises realizadas apontam que esses autores dão enfase no Teorema de Pitágoras como principal técnica de resolução e na construção do ambiente tecnológico-teórico, explorando nas tarefas a resolução por meio da aplicação de fórmulas tornando o ensino desse saber em uma abordagem tradicional. Acreditamos que as abordagens que foram desenvolvidas nos livros que analisamos contribuem para que o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo, e consequentemente da geometria, continuem passando por dificuldades, sendo esse um dos fatores para que não avancemos no ensino da geometria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAntropologia - Metodologiapt_BR
dc.subjectAnálise matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleA teoria antropológica do didático como uma ferramenta metodológica para o estudo das relações métricas no triângulo retângulopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9841603254661564pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn this research we aimed to analyze the mathematical and didactic praxeologies about the metric relations in the right triangle present in the final years of elementary school textbooks and high school textbooks written by the same authors, in order to identify how the passage of this mathematical knowledge from one stage of education to another happens. As a theoretical contribution, we based our research on the Anthropological Theory of Didactics (TAD) proposed by Chevallard (1999) and his collaborators, which allowed us to identify the praxeologies present in the 'Mathematics Reality & Technology', 'Teláris Mathematics', '#Contact Mathematics' and 'Mathematics Context & Applications' textbooks. Our methodology has a qualitative approach, because we are not concerned with numerical representativeness, but with the relationship between the real world and the subject. In our analysis of the textbooks, we based ourselves on the criteria proposed by Bittar (2017), called part course and part proposed activities, elaboration of the mathematical praxeological quartet, elaboration of the didactic praxeology and analysis of the modeled praxeologies. In general, the analyses performed point out that these authors emphasize the Pythagorean Theorem as the main resolution technique and the construction of the technological-theoretical environment, exploring in the tasks the resolution through the application of formulas making the teaching of this knowledge in a traditional approach. We believe that the approaches that were developed in the books we analyzed contribute to the teaching and learning of metric relations in the right triangle, and consequently geometry, continue to experience difficulties, and this is one of the factors for not advancing in the teaching of geometry.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Iolanda Possidonio dos Santos Silva.pdf1,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons