Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46674

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Monaliza de Oliveira-
dc.contributor.authorBARROS, Luíza Luana de-
dc.date.accessioned2022-09-22T16:20:46Z-
dc.date.available2022-09-22T16:20:46Z-
dc.date.issued2018-04-26-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.citationBARROS, Luíza Luana de. A importância da carne bovina para o agronegócio brasileiro e sua participação competitiva no comércio internacional entre 2005 e 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46674-
dc.description.abstractO agronegócio brasileiro tem grande expressividade na economia do País. A relevância da bovinocultura de corte nos resultados do agronegócio e de sua capacidade de aumento de produção e exportação justifica este estudo. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar a importância da commodity carne bovina para o agronegócio brasileiro e sua participação competitiva no comércio internacional. Para tal, busca-se especificamente: (i) examinar a participação da commodity no agronegócio brasileiro, a partir da observação das variáveis de produção, emprego e exportação; e (ii) explorar a competitividade da commodity considerando os seguintes indicadores de comércio internacional: índice de vantagens comparativas reveladas, índice de Grubel e Lloyd e índice do Grau de Abertura. Foram utilizados dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), considerando o período de 2005 a 2015. Os resultados mostraram que a abertura do mercado internacional é essencial para os superávits do setor de carne bovina, mas também há a importância do abastecimento interno, onde os estados com maior grau de abertura são Rondônia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, que naturalmente são os maiores exportadores de carne bovina de suas regiões. Estes estados, juntamente ao Tocantins e ao Mato Grosso são os que possuem maior vantagem comparativa revelada. A partir disso, observa-se que as regiões com maior capacidade de competitividade são o Centro-Oeste, seguido do Norte e Sudeste. Quanto ao tipo de comércio das indústrias entre os estados, é possível destacar que este é majoritariamente intersetorial, revelando que os ganhos de mercado não são relacionados aos ganhos de produtividade ou de produção. O nível de emprego formal no setor em análise sofreu variações negativas em dois períodos, demonstrando que o setor de carne bovina é dependente do comércio externo, mas que também sofre o impacto das mudanças na economia brasileira. Conclui-se pela necessidade de ampliação de investimentos no setor, para que o mesmo possa adquirir maior produtividade em condições de sinalizar maior qualidade junto ao mercado mundial, tornando-se mais competitivo globalmente e menos vulnerável aos fatores externos à cadeia, possibilitando a conquista dos mercados internacionais, mesmo em períodos de crise.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarne de boipt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.titleA importância da carne bovina para o agronegócio brasileiro e sua participação competitiva no comércio internacional entre 2005 e 2015.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5006270830344820pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080044005976853pt_BR
dc.description.abstractxBrazilian agribusiness has great expressiveness in the country's economy. The relevance of beef cattle farming in the results of agribusiness and its capacity to increase production and exports justifies this study. The general objective of the work is to analyze the importance of the commodity beef for Brazilian agribusiness and its competitive participation in international trade. In order to do so, it is specifically sought to: (i) examine the participation of the commodity in Brazilian agribusiness, based on the observation of production, employment and export variables; and (ii) to explore the competitiveness of the commodity considering the following indicators of international trade: index of revealed comparative advantages, Grubel index and Lloyd index and Degree of Openness index. Data from the Ministry of Labor and Employment (MTE) and the Ministry of Industry, Foreign Trade and Services (MDIC) were used, considering the period from 2005 to 2015. The results showed that the opening of the international market is essential for the surpluses of the beef, but there is also the importance of domestic supply, where the states with the greatest degree of openness are Rondônia, São Paulo, Mato Grosso do Sul and Goiás, which are naturally the largest beef exporters in their regions. These states, along with Tocantins and Mato Grosso, have the greatest comparative advantage revealed. From this, it can be observed that the regions with the greatest competitiveness are the Center-West, followed by the North and Southeast. As for the type of commerce of the industries between the states, it is possible to emphasize that this one is mainly intersectorial, revealing that the market gains are not related to productivity or production gains. The level of formal employment in the sector under analysis suffered negative variations in two periods, demonstrating that the beef sector is dependent on foreign trade, but also suffers the impact of changes in the Brazilian economy. It is concluded that there is a need to increase investments in the sector, so that it can acquire greater productivity in conditions to signal higher quality to the world market, becoming more globally competitive and less vulnerable to factors outside the chain, making it possible to conquer of international markets, even in times of crisis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARROS, Luíza Luana de.pdf999,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons