Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46708

Compartilhe esta página

Título: Estudo e desenvolvimento de um processo de soldagem de ligas de alumínio AA2017 e AA5083 por fricção e mistura (FSW)
Autor(es): COSTA, Lucas Queiroz Melo da
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Soldagem; FSW
Data do documento: 19-Dez-2018
Citação: COSTA, Lucas Queiroz Melo da. Estudo e desenvolvimento de um processo de soldagem de ligas de alumínio AA2017 e AA5083 por fricção e mistura (FSW). 2018. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O propósito deste trabalho foi conhecer e estudar o processo de Soldagem por Fricção e Mistura aplicado à confecção de juntas de alumínio, dentro das condições de operacionais do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE (DEMEC – UFPE). O estudo classifica-se como uma pesquisa básica estratégica, de caráter explicativo e metodologia experimental, buscando ampliar os conhecimentos existentes na área de processos de união de superfícies – Engenharias – com o objetivo de propor soluções e melhorias no processo de soldagem por FSW, aplicado para reconhecidos problemas práticos enfrentado pela indústria atual, nos seus mais diversos setores. A metodologia base deste trabalho consistiu primeiramente em projetar e desenvolver um aparato experimental específico para o processo FSW, seguido da realização de diversas soldagens com variação de parâmetros e liga de alumínio trabalhada. Posteriormente, foram realizados ensaios não-destrutivo (Radiografia Industrial e planeza) e destrutivos (Tração e Dobramento). Por fim, a microestrutura do material da junta soldada foi analisada através de Metalografia (Microscopia Ótica). Os resultados gerais confirmaram vantagens do processo FSW quando comparado com outros métodos tradicionais de soldagem por fusão, tais como qualidade da solda e resistência mecânica. Entretanto, alguns defeitos oriundos do próprio processo de soldagem foram observados e tiveram suas causas raiz analisada, consolidando uma base teórica fundamental para aperfeiçoamento e maior domínio desta tecnologia por parte do DEMEC – UFPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46708
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons