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Título : Desenvolvimento de um método de apoio à decisão para sistemas com risco à incêndio por vazamento de petróleo e/ou derivados
Autor : LIRA, Bruno Percinio Martins de
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Métodos de apoio à decisão; Sistemas com risco de incêndio; Efeitos do calor irradiado; Matriz payoff
Fecha de publicación : 21-dic-2018
Citación : LIRA, Bruno Percinio Martins de. Desenvolvimento de um método de apoio à decisão para sistemas com risco à incêndio por vazamento de petróleo e/ou derivados. 2018. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O presente estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um método de apoio à decisão, o qual foi baseado no sistema de decisão de matriz payoff para o transporte de petróleo e derivados com risco de incêndio. Para este escopo, são abordados os temas de sistemas de apoio à decisão, princípios matemáticos e equações de fluxo térmico de radiação, ou fluxo de calor, e probabilidade dos efeitos do calor irradiado. O método desenvolvido é fundamentado por uma etapa de descrição do cenário e afirmação do problema proposto, delimitando a conjuntura do estudo; por uma etapa de formulação das entradas e variáveis da problemática, a qual modela e define o que se almeja com a análise; etapa de desenvolvimento de um critério de escolha; as etapas de cálculo da quantidade de fluxo térmico de radiação e efeitos do calor irradiado; etapa de construção da matriz payoff, a qual deve ser estruturada nas variáveis que definem a problemática; revisão da análise e a etapa de recomendação de alguma opção das escolhas, as quais são mensuradas através da esperança matemática da probabilidade dos efeitos do calor irradiado. O método proposto desenvolvido ao decorrer deste trabalho foi aplicado em um estudo de caso de um processo decisório associado a troca preventiva de tubulações de transporte de gasolina e querosene, derivados do petróleo. O proposto trabalho poderá ser utilizado por especialistas sem um conhecimento profundo das ferramentas de apoio à decisão, pois o método apresentado tem aplicabilidade transparente, somente dependendo da complexidade dos dados coletados. A recomendação realizada através da análise mostrou-se, mesmo que com uma diferença relativamente pequena entre as opções, eficaz para indicar a melhor alternativa dentre as possíveis opções de escolha. Por fim, o método, dentro de suas limitações, demonstrou competência no auxílio de decisões de risco.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46899
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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