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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46984

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIRA JÚNIOR, José Claudino de-
dc.contributor.authorMONTENEGRO, Carlos Eduardo de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-10-10T16:33:42Z-
dc.date.available2022-10-10T16:33:42Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Carlos Eduardo de Vasconcelos. Estudo de um melhor rendimento de um motor diesel, alterando parâmetros e combustível diesel e biodiesel. 2019. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46984-
dc.description.abstractO desempenho dos motores de combustão interna é influenciado por vários parâmetros como taxa de compressão, razão de corte, rotação de trabalho, combustível utilizado, temperatura e pressão na admissão. Observando a importância de cada vez melhorar o desempenho dos motores de combustão interna seja por motivos econômicos, ambientais ou até mesmo por consumo de mercado. Este trabalho visa estudar a influência das alterações desses parâmetros do motor no desempenho dele. Para isto foi feita uma modelagem de um motor a combustão interna por compressão no software EES e em seguida foram feitas algumas simulações com as devidas alterações dos parâmetros. Para validar a modelagem foi tomado como base o motor da Hilux SR5 2.8 do ano de 1997 e verificado os resultados. Em seguida foi simulado a alteração da taxa de compressão, razão de corte e combustível utilizado e posteriormente obtido a influência destes na potência e rendimento do motor.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectSoftware EESpt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleEstudo de um melhor rendimento de um motor diesel, alterando parâmetros e combustível diesel e biodieselpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3306110435602112pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8330992492108309pt_BR
dc.description.abstractxThe performance of internal combustion engines is influenced by various parameters such as compression ratio, shear rate, working rotation, fuel used, temperature and inlet pressure. Noting the importance of ever improving engine performance whether for economics, environmental or even market reasons. This paper aims to study the influence of changes of these engine parameters on performance engine. For this was made a modeling of an internal combustion engine by compression in the EES software and afterwards simulations were made with the necessary modifications. To validate the modeling was based on the engine of Hilux SR5 2.8 from the year 1997 and verified the results. After that, It was simulated the change of the compression ratio, shear ratio and fuel used and subsequently obtained their influence on engine power and performance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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