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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146

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Título: Análise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Power
Autor(es): MARTINS, FELIPE Bezerra
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Motores de combustão interna; Coletor de admissão de geometria variável; GT-Power
Data do documento: 19-Jun-2019
Citação: MARTINS, Felipe Bezerra. Análise de consumo de coletor de admissão de geometria variável por cadeia cinemática no GT-Power. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Os automóveis movidos a motores de combustão interna estão presentes em grande escala no dia a dia, transportando pessoas e cargas ao custo de energia na forma de combustíveis e emissão de poluentes sendo de grande interesse o aumento de eficiência dos motores. Um estudo do consumo para condições reais de uso é desenvolvido para complementar o trabalho realizado por Silva (2019) onde propôs um coletor de geometria variável para melhorar a performance do motor ao longo de todo seu alcance de velocidades de rotação, utilizando o software GT-Power e suas ferramentas de otimização para maximizar a eficiência volumétrica para diferentes velocidades do motor em condição de plena carga. Uma simulação da cadeia cinemática de um automóvel foi realizada no software GT-Power para os motores com o coletor de geometria variável e original definidos através de seus mapas de performance mecânica para condições de uso definidas por curvas de velocidades padrão do teste de consumo EPA 5 Ciclos. O resultado observado foi uma redução na economia de combustível, dada pela distância percorrida por volume de combustível consumido, ao se utilizar o coletor de geometria variável. Uma redução de 0,62% para ciclos de condução urbana, 0,44% para condução rural e 0,51% para condução urbana e rural combinada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47146
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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