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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47219

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Título: Registros de representação semiótica da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Saulo Augusto Coimbra Santos da
Palavras-chave: Representação semiótica; Função afim; Livros didáticos; Ensino fundamental
Data do documento: 10-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Saulo Augusto Coimbra Santos da. Registros de representação semiótica da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O objetivo desse estudo foi analisar à luz da Teoria de Registros de Representação Semióticas a abordagem da função afim em livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Para a análise estabelecemos categorias que contemplam elementos da TRRS, tais como, a diversidade de representações, transformações (tratamento e conversão), o fenômeno de congruência e não congruência semântica e a abordagem global de propriedades figurais. Os dados obtidos foram analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). A análise contemplou a diversidade de registros de representação semiótica da função afim, as transformações semióticas (tratamentos e conversões) e o fenômeno de congruência e não congruência semântica. Com relação à diversidade de registros, os resultados apontam a predominância do registro algébrico em detrimento dos demais. No que diz respeito às transformações semióticas entre registros, nos cinco livros didáticos analisados o número de conversões é superior ao de tratamentos. Especificamente sobre as conversões identificamos que alguns livros didáticos não trabalham os dois sentidos das conversões. Na conversão do registro algébrico para o gráfico, predomina a abordagem ponto a ponto, entretanto algumas atividades exploram elementos da abordagem global de propriedades figurais. Por fim, a análise do fenômeno de congruência e não congruência semântica, de acordo como os critérios estabelecidos por Duval (2009), demonstrou que predominam casos de congruência semântica nas conversões mais frequentes envolvendo os registros de representação semiótica da função afim.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47219
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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