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Título : "É preciso força pra sonhar e perceber além do que se vê": as denúncias da Ouvidoria UFPE e o senso de direitos e deveres na comunidade acadêmica
Autor : Silva, Jonas Lucas Vieira da
Palabras clave : educação pública; ouvidoria; Universidade Federal de Pernambuco; denúncias; direitos e deveres
Fecha de publicación : 17-oct-2022
Citación : SILVA, J. L. V. da. "É preciso força pra sonhar e perceber além do que se vê": as denúncias da Ouvidoria UFPE e o senso de direitos e deveres na comunidade acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é pesquisar sobre as noções de direitos e deveres presentes no cotidiano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir das denúncias da Ouvidoria-Geral, busca-se traçar o senso jurídico presente na comunidade acadêmica. A análise trata de questões referentes ao processo de educação e entendimentos em direitos por meio de sujeitos que possuem como prerrogativas, em seus territórios de atuação e de vivência socioprofissional, ações em prol dos direitos e serviços públicos. Com base nos relatórios disponibilizados pelo setor da UFPE, foi possível obter análises qualitativas e dados quantitativos sobre as informações das denúncias existentes na instituição. Para fins comparativos e analíticos, os dados coletados entre os anos de 2017 a 2021 foram escolhidos, compreendendo um lapso temporal de cinco anos. Através dos argumentos institucionais, constatou-se que dentre os maiores temas e conflitos existentes estão as relações entre as pessoas, principalmente no ensino de graduação, que é base do processo de formação profissional nas universidades. Buscando novos rumos para essas circunstâncias, apontou-se neste TCC subsídios teóricos e práticos em temas como educação, formação profissional, políticas democráticas, comunidade acadêmica e senso de direitos e deveres em instituições públicas no Brasil. A fim de obter conhecimentos e melhorias acerca das vivências no ensino superior público brasileiro, este trabalho se concretizou.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47245
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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