Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47310

Comparte esta pagina

Título : Inserção, análise econômica e disponibilidade de um sistema fotovoltaico conectado à rede : estudo de caso
Autor : SILVA JUNIOR, Raul Oliveira da
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Solar; Fonte renovável; Rede elétrica; Custo nivelado de eletricidade; Taxa de desempenho; PVsyst
Fecha de publicación : 2-jul-2019
Citación : SILVA JÚNIOR, Raul Oliveira da. Inserção, análise econômica e disponibilidade de um sistema fotovoltaico conectado à rede:: estudo de caso. 2019. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Inicialmente é desenvolvida uma abordagem dando enfase a inserção da energia solar na matriz energética brasileira abrindo possibilidades de investimentos e soluções atrativas considerando os custos com a energia elétrica, não apenas por causa da maior irradiação solar, que é sem dúvida um fator relevante, mas também a trajetória de aumento de eficiência e queda dos custos de implantação de módulos e sistemas fotovoltaicos em nível internacional. Dentro deste contexto, Pernambuco mostra-se como um lugar significamente favorável para a expansão dessa fonte renovável. Este trabalho traz análises econômicas e técnicas acerca da inserção de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica na Universidade Federal de Pernambuco no Câmpus Recife para atender uma parcela do consumo da mesma, caracterizando-se como geração distribuída. Este estudo foi realizado através de bases de dados meteorológicas internacionais como Meteonorm e software PVsyst, que possibilitou o estudo dos principais indicadores econômicos e técnicos dos sistemas fotovoltaicos, como o LCOE (Custo de Eletricidade Nivelado) e o PR (Performance Ratio). Os resultados mostram a capacidade do Estado de Pernambuco na implementação de sistemas fotovoltaicos destinados a contribuir no crescimento da geração distribuída no Brasil, não apenas em comparação com o Nordeste do Brasil, mas também em nível internacional, embora ainda seja necessário viabilizar os incentivos dados pelos programas de financiamento e do poder regulamentador.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47310
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Elétrica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons