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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47342
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Título : | Impactos da pandemia da COVID-19 na vivência do lazer de estudantes universitários: uma revisão narrativa |
Autor : | MATTOS, Camila Eduarda de Maria Saatmãm Gomes de |
Palabras clave : | COVID-19; Lazer; Universitários |
Fecha de publicación : | 14-oct-2022 |
Citación : | MATTOS, Camila Eduarda de Maria Saatmãm Gomes de. Impactos da pandemia da COVID-19 na vivência do lazer de estudantes universitários: uma revisão narrativa. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Resumen : | A pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, potencialmente grave e de elevada transmissibilidade, constitui uma grave emergência sanitária e pressupõe práticas de confinamento, distanciamento, paralisação e modificações das atividades sociais como medidas de controle ao vírus. Essas medidas trouxeram grandes repercussões no cotidiano da população e modificaram as experiências de lazer dos indivíduos. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi identificar mudanças e impactos nas experiências de lazer vividas por estudantes universitários, diante do período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Também teve como propósito caracterizar as vivências de lazer mais presentes diante da política de distanciamento social, exigida pela pandemia da COVID-19, e ainda, analisar o uso do tempo dedicado ao lazer durante o distanciamento social. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura de artigos originais e de revisão com livre acesso, sem periodização definida, publicados nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, realizada nas bases eletrônicas de dados Scielo, PubMed e Lilacs, na qual utilizou-se os seguintes termos: COVID-19; Pandemia; Lazer; Universitários. Os resultados indicam que o distanciamento social trouxe impactos para o lazer dos estudantes universitários, visto que, as práticas de lazer antes comumente vivenciadas em ambientes públicos e/ou ao ar livre foram modificadas ou adaptadas às opções vivenciadas nos espaços domésticos, e principalmente relacionadas ao uso da internet. Concluímos que as atividades de lazer vivenciadas por estudantes universitários durante um período da pandemia da COVID-19 sofreram mudanças em função do distanciamento social. Além disso, o lazer doméstico permitiu contribuições individuais e coletivas, novas perspectivas e conhecimentos referentes a esta vivência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47342 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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