Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376

Compartilhe esta página

Título: Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
Autor(es): PINHEIRO, Eline Morais
Palavras-chave: Bens e consumo; Sustentabilidade; Vida; Comportamento do consumidor; Autorrealização; Autoconsciência
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PINHEIRO, Eline Morais. Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa a de que o minimalismo se relaciona positivamente com o consumo sustentável de móveis, evidenciando que este estilo de vida impacta o modo de consumir no segmento de mobiliário, potencializando a sustenbilidade. Além disso, foi evidenciado também que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdf842,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons