Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47426

Comparte esta pagina

Título : Atividade da beta-lapachona associada a antimicrobianos sobre cepas do complexo Acinetobacter baumannii/calcoaceticus multidroga resistentes.
Autor : MACÊDO, Hanne Lazla Rafael de Queiroz
Palabras clave : beta-lapachona; Complexo Acinetobacter baumannii/calcoaceticus multidroga resistentes; Concentração Inibitória Mínima (CIM); Sinergismo
Fecha de publicación : 7-oct-2022
Citación : MACÊDO, Hanne Lazla Rafael de Queiroz. Atividade da beta-lapachona associada a antimicrobianos sobre cepas do complexo Acinetobacter baumannii/calcoaceticus multidroga resistentes. 2022. 57 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, Departamento de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Apesar dos avanços na biologia e medicina, o mundo assiste ao aumento das doenças infecciosas. A utilização indiscriminada de antimicrobianos associada ao crescente isolamento de cepas resistentes é hoje uma realidade. A multirresistência bacteriana e sua relação com a morbidade/mortalidade de pacientes internados tem preocupado os órgãos responsáveis pela vigilância epidemiologia das infecções nosocomiais. Nesse contexto, esse estudo objetivou avaliar a Concentração Inibitória Mínima da beta-lapachona frente a nove cepas do complexo Acinetobacter baumannii/calcaceticcus (LFBM 03, LFBM 04, LFBM 05, LFBM 08, LFBM 20, LFBM 22, LFBM 23, LFBM 25, LFBM 26) e uma cepa padrão (ATCC 19606) obtida do American Type Culture Collection. Os valores de Concentração Inibitória Mínima da betalapachona variaram de 1024 a 512 µg/mL. A segunda etapa do trabalho consistiu em avaliar a associação da beta-lapachona com oito antibióticos (amicacina, ciprofloxacino, cloridrato de cefepime, gentamicina, imipenem, rifampicina, tigeciclina e vancomicina) pelo método Overlay Inoculum Susceptibility Disc. A amicacina e cloridrato de cefepime foram os antimicrobianos que mais apresentaram efeito sinérgico na associação com a beta-lapachona frente a cepas do complexo Acinetobacter baumanii/calcoaceticus. A associação betalapachona-vancomicina foi sinérgica para as cepas do complexo Acinetobacter baumanii/calcoaceticus LFBM 05, LFBM 25 e LFBM 26. A associação beta-lapachona com o imipenem, mostrou-se indiferente frente a todas as cepas do complexo Acinetobacter baumanii/calcoaceticus avaliadas nesse estudo. Este estudo demonstrou que a beta-lapachona combinada com os antimicrobianos: amicacina, cloridrato de cefepime e vancomicina, agem sinergicamente, inibindo cepas do complexo Acinetobacter baumanii/calcoaceticus.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47426
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Hanne Lazla Rafael de Queiroz Macêdo (1).pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons