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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47507
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Título : | Utilização de modelos de programação linear inteira mista para determinação de nucleações escolares no município de Caruaru - PE. |
Autor : | MOTA, Maria Vitória Gomes da Silva |
Palabras clave : | Nucleação; Problemas de Localização de Facilidade; Modelos Matemáticos; Pesquisa Operacional |
Fecha de publicación : | 24-oct-2022 |
Citación : | MOTA, Maria Vitória Gomes da Silva. Utilização de modelos de programação linear inteira mista para determinação de nucleações escolares no município de Caruaru - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | A educação é um assunto de primordial importância para a sociedade. Com a necessidade de ofertar uma educação de qualidade no setor campesino, o processo de nucleação das escolas tem sido aplicado pelas secretarias de educação de diversos municípios nos últimos anos. No município de Caruaru, em particular, a nucleação visa agrupar escolas com menos de 100 alunos e que sejam geograficamente próximas, formando um núcleo de gestão para cada nucleação que seja capaz de gerenciá-las. O processo de decisão é complexo, não só por causa do número de alunos e escolas pertencentes a uma nucleação, mas também, por precisar considerar fatores de localização, econômicos e gerenciais. Além do aspecto geográfico, isto é, determinar quais escolas devem ser agrupadas, visando a menor distância, outros aspectos também devem ser levados em consideração, tais como determinar uma distribuição balanceada do número de alunos e escolas por nucleação. Os Problemas de Localização de Facilidade, no campo educacional, necessitam de estudos, análises de critérios e fatores do cenário escolar abrangido. Este trabalho utiliza modelos de programação matemática para resolver problemas de localização, como o problema de p-medianas e de p-centros. Foram testados diversos cenários para a formação de possíveis nucleações, a fim de encontrar uma solução que minimize as distâncias entre as unidades escolares e uma distribuição balanceada de alunos e escolas. Os resultados encontrados mostram que os modelos propostos foram capazes de gerar soluções viáveis em tempos computacionais inferiores a 1 segundo. As soluções obtidas poderiam servir de base para melhorar o sistema organizacional atual das nucleações do município. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47507 |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
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