Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47531
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de | - |
dc.contributor.author | MELO, Giulia Emanuelle de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T19:09:04Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T19:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Giulia Emanuelle de Almeida. Alimentação escolar no âmbito do PNAE: o que mudou durante a pandemia?. 2022. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47531 | - |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 trouxe impactos para todo o planeta, implicando na imposição de diversas mudanças sociais no intuito de diminuir a disseminação do vírus. No Brasil, uma delas foi a paralisação das aulas presenciais, o que acarretou em mudanças na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, política responsável por alimentar cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública. Com isso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre as mudanças que ocorreram na alimentação e nutrição dos escolares durante o período pandêmico. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, que reúne evidências existentes por meio de metodologia confiável, reprodutível e rigorosa, feita nas seguintes bases de dados: PUBMED (Publisher Mediline), SCIELO (Scientific eletronic Library Online) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, “COVID-19”, “Alimentação escolar” e “Pandemia”, também nos idiomas inglês e espanhol, no intervalo dos anos de 2020-2022. Após utilizar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 artigos para leitura completa, onde foi observado que houve uma divergência quanto as estratégias adotadas por diferentes regiões do país, acarretando na instabilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Portanto, pode-se concluir que o PNAE desempenha um papel fundamental sobre a vida dos estudantes, sendo para muitas famílias, uma fuga para a ocorrência da fome absoluta no período de isolamento social, apesar de ter havido algumas divergências em relação a sua execução na pandemia, onde nem todos os municípios cumpriram a exigência de contemplar alimentos oriundos da agricultura familiar nos kits. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa Nacional de Alimentação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Alimentação escolar no âmbito do PNAE: o que mudou durante a pandemia? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3273807563552466 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9078215959109870 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The COVID-19 pandemic brought impacts to the entire planet, implying the imposition of several social changes in order to reduce the spread of the virus. In Brazil, one of them was the suspension of face-to-face classes, which resulted in changes in the execution of the National School Feeding Program, a policy responsible for feeding about 40 million students in the public network. With this, this work aims to carry out a review of the literature on the changes that occurred in the food and nutrition of schoolchildren during the pandemic period. This is a systematic literature review, which gathers existing evidence through a reliable, reproducible and rigorous methodology, carried out in the following databases: PUBMED (Publisher Mediline), SCIELO (Scientific electronic Library Online) and Virtual Health Library (BVS), with the descriptors “National School Feeding Program”, “COVID-19”, “School Feeding” and “Pandemic”, also in English and Spanish, in the range of the years 2020-2022. After using the inclusion and exclusion criteria, 9 articles were selected for full reading, where it was observed that there was a divergence regarding the strategies adopted by different regions of the country, resulting in the instability of the Human Right to Adequate Food (DHAA). Therefore, it can be concluded that the PNAE plays a fundamental role in the lives of students, being for many families, an escape for the occurrence of absolute hunger in the period of social isolation, although there have been some divergences regarding its execution in the pandemic, where not all municipalities met the requirement to include food from family farming in kits. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GIULIA BIB.pdf | 927,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons