Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47531

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorMELO, Giulia Emanuelle de Almeida-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:09:04Z-
dc.date.available2022-11-11T19:09:04Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.citationMELO, Giulia Emanuelle de Almeida. Alimentação escolar no âmbito do PNAE: o que mudou durante a pandemia?. 2022. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47531-
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 trouxe impactos para todo o planeta, implicando na imposição de diversas mudanças sociais no intuito de diminuir a disseminação do vírus. No Brasil, uma delas foi a paralisação das aulas presenciais, o que acarretou em mudanças na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, política responsável por alimentar cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública. Com isso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre as mudanças que ocorreram na alimentação e nutrição dos escolares durante o período pandêmico. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, que reúne evidências existentes por meio de metodologia confiável, reprodutível e rigorosa, feita nas seguintes bases de dados: PUBMED (Publisher Mediline), SCIELO (Scientific eletronic Library Online) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, “COVID-19”, “Alimentação escolar” e “Pandemia”, também nos idiomas inglês e espanhol, no intervalo dos anos de 2020-2022. Após utilizar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 artigos para leitura completa, onde foi observado que houve uma divergência quanto as estratégias adotadas por diferentes regiões do país, acarretando na instabilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Portanto, pode-se concluir que o PNAE desempenha um papel fundamental sobre a vida dos estudantes, sendo para muitas famílias, uma fuga para a ocorrência da fome absoluta no período de isolamento social, apesar de ter havido algumas divergências em relação a sua execução na pandemia, onde nem todos os municípios cumpriram a exigência de contemplar alimentos oriundos da agricultura familiar nos kits.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleAlimentação escolar no âmbito do PNAE: o que mudou durante a pandemia?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3273807563552466pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078215959109870pt_BR
dc.description.abstractxThe COVID-19 pandemic brought impacts to the entire planet, implying the imposition of several social changes in order to reduce the spread of the virus. In Brazil, one of them was the suspension of face-to-face classes, which resulted in changes in the execution of the National School Feeding Program, a policy responsible for feeding about 40 million students in the public network. With this, this work aims to carry out a review of the literature on the changes that occurred in the food and nutrition of schoolchildren during the pandemic period. This is a systematic literature review, which gathers existing evidence through a reliable, reproducible and rigorous methodology, carried out in the following databases: PUBMED (Publisher Mediline), SCIELO (Scientific electronic Library Online) and Virtual Health Library (BVS), with the descriptors “National School Feeding Program”, “COVID-19”, “School Feeding” and “Pandemic”, also in English and Spanish, in the range of the years 2020-2022. After using the inclusion and exclusion criteria, 9 articles were selected for full reading, where it was observed that there was a divergence regarding the strategies adopted by different regions of the country, resulting in the instability of the Human Right to Adequate Food (DHAA). Therefore, it can be concluded that the PNAE plays a fundamental role in the lives of students, being for many families, an escape for the occurrence of absolute hunger in the period of social isolation, although there have been some divergences regarding its execution in the pandemic, where not all municipalities met the requirement to include food from family farming in kits.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GIULIA BIB.pdf927,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons