Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47618

Comparte esta pagina

Título : Fatores de risco cardiovasculares e síndrome metabólica em crianças dos 7 aos 9 anos de idade residentes no município de Vitória de Santo Antão/PE
Autor : VIEIRA, Martina de Fátima
Palabras clave : Comportamento sedentário; Síndrome metabólica; Antropometria
Fecha de publicación : 30-may-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VIEIRA, Martina de Fátima. Fatores de risco cardiovasculares e síndrome metabólica em crianças dos 7 aos 9 anos de idade residentes no município de Vitória de Santo Antão/PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : A síndrome metabólica é caracterizada pela presença da obesidade abdominal, alteração no metabolismo da glicose, hipertensão e dislipidemia. Avaliar a influência dos indicadores de sedentarismo, consumo alimentar, composição corporal e peso ao nascer sobre os riscos cardiovasculares e a síndrome metabólica em crianças dos 7 aos 9 anos de idade residentes em Vitória de Santo Antão. Foi utilizado o banco de dados com 141 crianças de escolas municipais, do projeto crescer com saúde. As crianças foram estratificadasde acordo com os fatores de risco cardiovascular.Foram avaliados: Dados demográficos, antropométricos, composição corporal, bioquímicos, pressão arterial e o contexto familiar. As criançascom obesidade, as que residiam com outros parentes e se descolavam para escola com meio de transporte não motorizado apresentam maior número de fator de risco cardiovascular.Houve um aumento gradativo na circunferência da cintura, no percentual gordura corporal e na massa gorda, conforme o aumento no número de fatores de risco identificados. Houve correlação positiva entre o IMC e o peso ao nascer. Os triglicerídeos e a glicose correlacionaram-se positivamente com IMC, circunferêncis da cintura e quadril, % de gordura corporal, massa gorda e massa livre de gordura, e o HDL correlacionou-se negativamente com o triglicerídeos. O consumo alimentar não indicou correlação com nenhuma das variáveis.Foi observado que a obesidade foi considerada um fator associado ao maior número de fatores de risco cardiovascular e diagnóstico para síndrome metabólica das crianças avaliadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47618
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Martina de Fátima Vieira.pdf1,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons