Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mariane Taís Melo de-
dc.date.accessioned2022-11-17T12:43:53Z-
dc.date.available2022-11-17T12:43:53Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariane Taís Melo de. Um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. Disponível em: https://meet.google.com/aou-oqop-zxf?hs=224. Acesso em: 03 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620-
dc.description.abstractEste artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Este trabalho propõe analisar os posicionamentos das associações educacionais nacionais ao que concerne à Base Nacional Comum Curricular. O estudo teve como campo empírico as notas e os documentos das associações educacionais brasileiras publicadas em seus sites oficiais. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender a posição política e pedagógica que as associações educacionais brasileiras possuem em relação à Base Nacional Comum Curricular; diante disso, foram tomados como objetivos específicos: a) identificar as críticas políticas realizadas pelas associações sobre a Base Nacional Comum Curricular; e b) Entender as críticas pedagógicas apontadas pelas associações sobre a BNCC. O percurso metodológico seguiu o viés qualitativo, de cunho exploratório, com base no método do Caso Alargado, de Boaventura de Souza Santos. Como resultado, compreende-se que as associações educacionais nacionais se posicionam contrariamente a elaboração e implantação da BNCC, tendo em vista seu caráter alienante, homogêneo, tecnicista, neoliberal, limitante, com características da cultura europeia, branca, masculina e heterossexual. Assim, faz-se a necessidade da discussão da temática no campo inicial de formação docente e na formação continuada, além dos âmbitos políticos, econômicos, sociais e culturais que são diretamente afetados pelo currículo escolar.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeorias Curricularespt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectAssociações Educacionais Nacionaispt_BR
dc.titleUm olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Mariane Taís Melo de Oliveira.pdf589,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons