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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Mariane Taís Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T12:43:53Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T12:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mariane Taís Melo de. Um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. Disponível em: https://meet.google.com/aou-oqop-zxf?hs=224. Acesso em: 03 nov. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Este trabalho propõe analisar os posicionamentos das associações educacionais nacionais ao que concerne à Base Nacional Comum Curricular. O estudo teve como campo empírico as notas e os documentos das associações educacionais brasileiras publicadas em seus sites oficiais. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender a posição política e pedagógica que as associações educacionais brasileiras possuem em relação à Base Nacional Comum Curricular; diante disso, foram tomados como objetivos específicos: a) identificar as críticas políticas realizadas pelas associações sobre a Base Nacional Comum Curricular; e b) Entender as críticas pedagógicas apontadas pelas associações sobre a BNCC. O percurso metodológico seguiu o viés qualitativo, de cunho exploratório, com base no método do Caso Alargado, de Boaventura de Souza Santos. Como resultado, compreende-se que as associações educacionais nacionais se posicionam contrariamente a elaboração e implantação da BNCC, tendo em vista seu caráter alienante, homogêneo, tecnicista, neoliberal, limitante, com características da cultura europeia, branca, masculina e heterossexual. Assim, faz-se a necessidade da discussão da temática no campo inicial de formação docente e na formação continuada, além dos âmbitos políticos, econômicos, sociais e culturais que são diretamente afetados pelo currículo escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teorias Curriculares | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Associações Educacionais Nacionais | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC - Mariane Taís Melo de Oliveira.pdf | 589,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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