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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620

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Title: Um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais.
Authors: OLIVEIRA, Mariane Taís Melo de
Keywords: Teorias Curriculares; BNCC; Associações Educacionais Nacionais
Issue Date: 3-Nov-2022
Citation: OLIVEIRA, Mariane Taís Melo de. Um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular: os posicionamentos das associações educacionais nacionais. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. Disponível em: https://meet.google.com/aou-oqop-zxf?hs=224. Acesso em: 03 nov. 2022.
Abstract: Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Este trabalho propõe analisar os posicionamentos das associações educacionais nacionais ao que concerne à Base Nacional Comum Curricular. O estudo teve como campo empírico as notas e os documentos das associações educacionais brasileiras publicadas em seus sites oficiais. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender a posição política e pedagógica que as associações educacionais brasileiras possuem em relação à Base Nacional Comum Curricular; diante disso, foram tomados como objetivos específicos: a) identificar as críticas políticas realizadas pelas associações sobre a Base Nacional Comum Curricular; e b) Entender as críticas pedagógicas apontadas pelas associações sobre a BNCC. O percurso metodológico seguiu o viés qualitativo, de cunho exploratório, com base no método do Caso Alargado, de Boaventura de Souza Santos. Como resultado, compreende-se que as associações educacionais nacionais se posicionam contrariamente a elaboração e implantação da BNCC, tendo em vista seu caráter alienante, homogêneo, tecnicista, neoliberal, limitante, com características da cultura europeia, branca, masculina e heterossexual. Assim, faz-se a necessidade da discussão da temática no campo inicial de formação docente e na formação continuada, além dos âmbitos políticos, econômicos, sociais e culturais que são diretamente afetados pelo currículo escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47620
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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