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Título: A importância médica e ecológica dos quelicerados : uma sequência didática baseada no ensino por investigação para alunos do ensino médio
Autor(es): LIMA, Elis Carla de Moura
Palavras-chave: Aracnídeos; Biologia - estudo e ensino; Sequência didática
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Elis Carla de Moura. A importância médica e ecológica dos quelicerados: uma sequência didática baseada no ensino por investigação para alunos do ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma Sequência Didática (SD) baseada no Ciclo Investigativo proposto por Pedaste et al. (2015), sobre a importância médica e ecológica dos quelicerados, e avaliar a aplicabilidade dessa ferramenta no processo de ensino- aprendizagem. A investigação contou com a participação de estudantes da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública em Pernambuco. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário diagnóstico antes da intervenção escolar e em seguida, por meio de um diário de campo, foi feito o acompanhamento da participação discente durante todas as etapas da SD. Ao final da intervenção, foi aplicado um outro questionário que visava a autoavaliação dos estudantes e avaliação da proposta pedagógica vivenciada, a partir do ponto de vista desses sujeitos. As respostas abertas, emitidas nesse questionário, tiveram seus dados tratados por meio da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Verificou-se que, após a aplicação da SD, os conhecimentos dos estudantes acerca dos quelicerados foram ressignificados, bem como a compreensão dos conteúdos de ordem procedimental e atitudinal. Os participantes da pesquisa ainda apontaram que a utilização de técnicas científicas, durante as aulas, foi uma estratégia que favoreceu a aprendizagem. Evidenciou-se que a proposta pedagógica, adotada nesta pesquisa, colocou os estudantes no centro do processo de aprendizagem, orientando-os na construção dos conhecimentos com autonomia e protagonismo, estimulando o desenvolvimento de atitudes coerentes com a educação científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47628
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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