Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47658
Share on
Title: | Situações de função exponencial: um mapeamento das estruturas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. |
Authors: | SANTOS, Déric Vinicíus |
Keywords: | Situações; Conceito; Teoria dos Campos Conceituais; Função Exponencial |
Issue Date: | 24-Oct-2022 |
Abstract: | As funções são fundamentais para descrever diversas situações do cotidiano, tendo em vista suas diversas aplicações. Portanto, seu estudo é fundamental para toda a sociedade. Com essa perspectiva, objetivamos gerar classes de situações que atribuem significado à função exponencial. Para o estabelecimento dessas classes, levaremos em consideração o estudo de explicações contextualizadas, exemplos, problemas propostos e exercícios em livro didático, tendo em vista que ele sempre foi forte aliado, não só do professor, como dos alunos durante os processos de ensino e aprendizagem. Tal fato se dá, porque nele os estudantes e professores podem consultar, não só os conceitos, mas também algumas estratégias de resolução de exercícios. A fim de atingir o objetivo de nossa pesquisa, buscamos responder à seguinte questão: Que tipos de situações envolvendo a função exponencial são trazidos por um livro didático do 1º ano do Ensino Médio? Para isso, pautamo-nos na Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo Pesquisador Gérard Vergnaud, que defende a importância da variação nos tipos de situações a serem enfrentadas pelos estudantes. Para gerar tal classificação, os problemas contextualizados foram analisados segundo os seguintes critérios: significados, contextos, elementos dados, elementos solicitados. A partir desses critérios, foram geradas as classes e subclasses. Devido à limitação de tempo, conseguimos detalhar as seguintes classes: Taxa sobre Taxa, cisão e reprodução. Surgiram também quatro situações em que, apesar de a obra transformar em situações de Taxa sobre Taxa, elas apresentam uma característica diferente que precisa ser estudada posteriormente. Revelou-se ainda que a grande maioria de situações encontradas nos livros sobre função exponencial são mistas, incluindo composições da exponencial com situações de função linear e afim. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47658 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Déric Vinicíus dos Santos.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License