Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47668

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da viabilidade e capacidade produtiva de etanol da espécie Saccharomyces cerevisiae proveniente de marcas comerciais
Autor(es): SANTOS, Andrews Messias Barbosa
Palavras-chave: Fermentação; Levedura; Neubauer; Saccharomyces cerevisiae; Viabilidade
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: SANTOS, Andrews Messias Barbosa. Avaliação da viabilidade e capacidade produtiva de etanol da espécie saccharomyces cerevisiae proveniente de marcas comerciais. 2022. 44f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A espécie Saccharomyces cerevisiae é uma levedura capaz de promover a fermentação alcoólica de açúcares, consumindo a fonte de carbono e produzindo etanol e CO2. As leveduras estão por toda parte, são comercialmente encontradas diferentes marcas e tipos, podendo ser na forma liofilizada ou líquida. As principais aplicações são na panificação, cervejaria e produção de etanol. Este trabalho analisou, por contagem direta em câmara de Neubauer, a viabilidade celular de 3 marcas comerciais dessa espécie ao longo de 8 semanas, fornecendo valores de viabilidade distintos entre as diferentes marcas, denominadas como (A), (B) e (C). As marcas (A) e (B) mantiveram-se em torno de uma média, enquanto a (C) apresentou uma queda de cerca de 8%. Além disso, foram preparados reatores descontínuos para promover a fermentação alcoólica de todas as 3 marcas estudadas, acompanhando parâmetros relevantes a esse processo. O primeiro deles é o crescimento celular promovido pela conversão de substrato em biomassa. Para essa etapa também foi realizada contagem, mostrando crescimento celular em todas as marcas, com destaque a marca (A) que teve sua viabilidade reduzida de forma significativa. Outro parâmetro foi o consumo de glicose, cuja concentração foi acompanhada pelo método DNSA. Esse método mostrou, para as 3 marcas, um consumo de aproximadamente 98% da quantidade inicial de glicose presente no meio de cultura. Por fim, foi analisada, através da ebuliometria, a produção de etanol. Obteve-se uma formação de etanol semelhante entre as 3 marcas, com valores próximos a 5°GL. Ficou evidenciado que apesar da variação dos valores de viabilidade, o consumo de glicose e produção de etanol foram bem semelhantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47668
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andrews Messias Barbosa Santos.pdf917.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons