Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47735

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Daiane da-
dc.date.accessioned2022-11-21T12:56:03Z-
dc.date.available2022-11-21T12:56:03Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, D. Análise de atividades envolvendo tabelas nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47735-
dc.description.abstractA estatística é uma disciplina que se apresenta no dia a dia das pessoas e é essencial que seja ensinado adequadamente a como interpretar essas informações, sendo uma das suas principais ferramentas a tabela. A tabela é um recurso visual de formato enquadrado que apresenta informações de forma organizada e intuitiva, porém que comumente tem sua classificação feita de forma incorreta nos livros, sendo confundida com quadros e vice-versa. Nesse estudo foram analisadas as classificações das tabelas e quadros em relação ao conteúdo estatístico de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, com a intenção de verificar se estas foram feitas de modo correto, segundo Guimarães e Oliveira (2014) e Fonseca (2015), para que não haja prejuízo na aprendizagem do aluno. A metodologia usada foi a análise documental, onde foram escolhidas três coleções aprovadas pelo PNLD 2020, especificamente os livros do oitavo e nono ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria das atividades envolvendo tabelas foi classificada de forma correta, sendo encontradas em maior número as tabelas, seguidas pelos quadros. Também foi possível perceber que a maioria das atividades exige interpretação do aluno, sendo pouco explorada a criação de tabelas, apesar da importância desse tipo de atividade. Os livros também foram analisados quanto ao seu enquadramento nas habilidades referenciadas pelos documentos curriculares brasileiros (PCN e BNCC) e no Programa Nacional do Livro Didático, atendendo a todos os critérios. Por fim, é concluído que a maioria dos livros apresentou bom desempenho quanto à classificação de atividades com tabelas, mas é recomendado que o professor esteja atento a isso, e que os livros didáticos ainda são a melhor forma de democratizar o conhecimento, apesar de apresentarem algumas falhas em sua concepção.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectClassificação de tabelas e quadrospt_BR
dc.subjectInterpretação de dadospt_BR
dc.subjectAnálise críticapt_BR
dc.subjectPCN e BNCCpt_BR
dc.titleAnálise de atividades envolvendo tabelas nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxStatistics is a discipline present in people's daily lives and it is essential that it is properly taught how to interpret this kind of information, with one of its main tools being the table. The table is a visual resource in a framed format that presents quantitative and qualitative information in an organized and intuitive way, but which is commonly misclassified in books, being confused with charts and contrariwise. In this study, the classifications of tables and charts related to the statistical subject of textbooks were analyzed, with the intention of verifying if they were done correctly, according to Guimarães and Oliveira (2014) and Fonseca (2015), so that there is no damage to the student's learning. The methodology used was the case study, where 3 collections of books approved by the PNLD 2020 were chosen. The survey results showed that most activities involving tables were correctly classified, with the largest number being of tables, followed by the charts. It was also possible to notice that most activities require student interpretation, and the creation of tables is little explored, despite the importance of this type of activity. The books were also analyzed regarding their classification in the PCN, BNCC and PNLD, meeting all the criteria. Finally, it is concluded that most books performed well regarding the classification of activities with tables, but it is recommended that the teacher be aware of this, and that textbooks are still the best way to democratize knowledge, despite having some flaws in its conception.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAIANE DA SILVA - Correção sugestões 1 (3).pdf760,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons