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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47735

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Título: Análise de atividades envolvendo tabelas nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Daiane da
Palavras-chave: Estatística; Classificação de tabelas e quadros; Interpretação de dados; Análise crítica; PCN e BNCC
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: SILVA, D. Análise de atividades envolvendo tabelas nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A estatística é uma disciplina que se apresenta no dia a dia das pessoas e é essencial que seja ensinado adequadamente a como interpretar essas informações, sendo uma das suas principais ferramentas a tabela. A tabela é um recurso visual de formato enquadrado que apresenta informações de forma organizada e intuitiva, porém que comumente tem sua classificação feita de forma incorreta nos livros, sendo confundida com quadros e vice-versa. Nesse estudo foram analisadas as classificações das tabelas e quadros em relação ao conteúdo estatístico de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, com a intenção de verificar se estas foram feitas de modo correto, segundo Guimarães e Oliveira (2014) e Fonseca (2015), para que não haja prejuízo na aprendizagem do aluno. A metodologia usada foi a análise documental, onde foram escolhidas três coleções aprovadas pelo PNLD 2020, especificamente os livros do oitavo e nono ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria das atividades envolvendo tabelas foi classificada de forma correta, sendo encontradas em maior número as tabelas, seguidas pelos quadros. Também foi possível perceber que a maioria das atividades exige interpretação do aluno, sendo pouco explorada a criação de tabelas, apesar da importância desse tipo de atividade. Os livros também foram analisados quanto ao seu enquadramento nas habilidades referenciadas pelos documentos curriculares brasileiros (PCN e BNCC) e no Programa Nacional do Livro Didático, atendendo a todos os critérios. Por fim, é concluído que a maioria dos livros apresentou bom desempenho quanto à classificação de atividades com tabelas, mas é recomendado que o professor esteja atento a isso, e que os livros didáticos ainda são a melhor forma de democratizar o conhecimento, apesar de apresentarem algumas falhas em sua concepção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47735
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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