Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744
Compartilhe esta página
Título: | Conhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental. |
Autor(es): | SANTOS, Jeneffe Ferreira dos |
Palavras-chave: | Argumentação; Reflexão; Educação Ambiental; Formação Docente |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Citação: | SANTOS, Jeneffe Ferreira dos. Conhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente estudo apresenta uma reflexão acerca do processo argumentativo por licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste sobre um tema socioambiental. Refere-se a uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo e situada como descritiva. Por sua vez, os dados foram comunicados através da linguagem oral, durante uma roda de diálogo e coletados por audiogravação. E por um questionário ao final desta atividade, pela linguagem escrita. Em relação a análise dos dados, realizou-se uma investigação argumentativa em torno das ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa. Bem como da unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. Além disso, uma coleta de informações por um questionário que buscou identificar a compreensão dos licenciandos sobre possibilidades e adversidades e inserir EA em sala de aula. Quanto aos resultados obtidos, concluímos que foi possível evidenciar as ações discursivas levantadas no momento formativo e sua contribuição para a formação docente. Em sua maioria foi em torno da ação argumentativa, contemplando o ciclo da unidade triádica, com formulação e revisitação de pontos de vista essenciais para a reflexão e reorientação cognitiva sobre sustentabilidade. Também compreendemos que, para eles, as adversidades encontradas para inserir EA na escola estão enraizadas no sistema educacional, fazendo-se necessário usar várias estratégias de intervenção. Quanto às possibilidades, foi destacado que o uso de temas transversais, projetos e capacitações facilitam o processo de inserção dessa discussão em sala. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jeneffe Ferreira dos Santos.pdf | 604,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons