Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47753
Compartilhe esta página
Título: | Proposta de sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. |
Autor(es): | MIRANDA, Rayná Elizabete Silva |
Palavras-chave: | Sequência didática; Ensino de Física no ensino fundamental; Ondulatória |
Data do documento: | 17-Out-2022 |
Citação: | MIRANDA, Rayná Elizabete Silva. Proposta de sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | As sequências didáticas apresentam um conjunto de atividades organizadas de forma sistematizada para a aplicação de certo conteúdo, tendo em vista a importante relevância da realidade que o estudante está inserido no contexto escolar. A pesquisa em questão adotou como objetivo geral desenvolver uma sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Tomando como base os objetivos específicos de entender como a BNCC sugere o trabalho de ciências em turmas do 9º ano do ensino fundamental, de forma a direcionar a temática de ondulatória para o ensino de física; formular propostas didáticas como jogos, paródias, mapas mentais e caça-palavras para construção e realização da sequência didática; e sugerir métodos de aplicação do conteúdo – ondulatória - com base na BNCC e na nova reorganização curricular de Pernambuco (2020). A metodologia se baseia em uma pesquisa observacional ou teórica, de abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados caminharam para a construção de uma Sequência Didática, de 12 aulas, com base nos estudos de Guimarães e Giordan (2013), a qual apresenta atividades como, jogo da memória, paródia, mapa mental, jogo das palavras cruzadas, filme e jogo de dominó. A conclusão permeia por volta da importância da construção de SD’s para o tema, mesmo considerando a ausência de material de apoio o que se torna necessário recorrer a outros recursos e assim produzir um material que leva em conta as diretrizes educacionais e o aprendizado do estudante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47753 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RAYNÁ ELIZABETE SILVA MIRANDA.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons