Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47753

Share on

Title: Proposta de sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9° ano do ensino fundamental.
Authors: MIRANDA, Rayná Elizabete Silva
Keywords: Sequência didática; Ensino de Física no ensino fundamental; Ondulatória
Issue Date: 17-Oct-2022
Citation: MIRANDA, Rayná Elizabete Silva. Proposta de sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: As sequências didáticas apresentam um conjunto de atividades organizadas de forma sistematizada para a aplicação de certo conteúdo, tendo em vista a importante relevância da realidade que o estudante está inserido no contexto escolar. A pesquisa em questão adotou como objetivo geral desenvolver uma sequência didática sobre ondulatória para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Tomando como base os objetivos específicos de entender como a BNCC sugere o trabalho de ciências em turmas do 9º ano do ensino fundamental, de forma a direcionar a temática de ondulatória para o ensino de física; formular propostas didáticas como jogos, paródias, mapas mentais e caça-palavras para construção e realização da sequência didática; e sugerir métodos de aplicação do conteúdo – ondulatória - com base na BNCC e na nova reorganização curricular de Pernambuco (2020). A metodologia se baseia em uma pesquisa observacional ou teórica, de abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados caminharam para a construção de uma Sequência Didática, de 12 aulas, com base nos estudos de Guimarães e Giordan (2013), a qual apresenta atividades como, jogo da memória, paródia, mapa mental, jogo das palavras cruzadas, filme e jogo de dominó. A conclusão permeia por volta da importância da construção de SD’s para o tema, mesmo considerando a ausência de material de apoio o que se torna necessário recorrer a outros recursos e assim produzir um material que leva em conta as diretrizes educacionais e o aprendizado do estudante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47753
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC RAYNÁ ELIZABETE SILVA MIRANDA.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons