Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Andrea Tereza Brito | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcus Vinícius | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T11:48:26Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T11:48:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794 | - |
dc.description.abstract | Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino em tempos pós-pandêmicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura e escrita | pt_BR |
dc.title | Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2870687572498296 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2247700805465174 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This qualitative study aimed to analyze the organization of teaching practice in relation to the processes of teaching writing and reading developed in a class of 2nd year of Elementary School in a school in the teaching network of Recife/PE, in the post-pandemic context. To this end, a field study was carried out through observations, a diagnosis of writing words with support of an image, interviews with the teacher, as well as documentary analysis of the activities developed in the classroom. During the observations of teaching practice, we identified that the teacher sought to meet the heterogeneity of knowledge about the Sistema de Escrita Alfabética (SEA) using literacy activities and literacy games aimed at different writing hypotheses. However, the work with reading was little explored in your teaching practice. The results reveal that the teacher develops a practice that enables her students to advance in writing, but does not contribute to the formation of the reader subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf | 400,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons