Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andrea Tereza Brito-
dc.contributor.authorSILVA, Marcus Vinícius-
dc.date.accessioned2022-11-22T11:48:26Z-
dc.date.available2022-11-22T11:48:26Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794-
dc.description.abstractEste estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino em tempos pós-pandêmicospt_BR
dc.subjectEnsino de leitura e escritapt_BR
dc.titleAlfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2870687572498296pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.description.abstractxThis qualitative study aimed to analyze the organization of teaching practice in relation to the processes of teaching writing and reading developed in a class of 2nd year of Elementary School in a school in the teaching network of Recife/PE, in the post-pandemic context. To this end, a field study was carried out through observations, a diagnosis of writing words with support of an image, interviews with the teacher, as well as documentary analysis of the activities developed in the classroom. During the observations of teaching practice, we identified that the teacher sought to meet the heterogeneity of knowledge about the Sistema de Escrita Alfabética (SEA) using literacy activities and literacy games aimed at different writing hypotheses. However, the work with reading was little explored in your teaching practice. The results reveal that the teacher develops a practice that enables her students to advance in writing, but does not contribute to the formation of the reader subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf400,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons