Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794
Share on
Title: | Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PE |
Authors: | SILVA, Marcus Vinícius |
Keywords: | Alfabetização; Ensino em tempos pós-pandêmicos; Ensino de leitura e escrita |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Abstract: | Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf | 400,03 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License