Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794

Comparte esta pagina

Título : Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PE
Autor : SILVA, Marcus Vinícius
Palabras clave : Alfabetização; Ensino em tempos pós-pandêmicos; Ensino de leitura e escrita
Fecha de publicación : 26-oct-2022
Resumen : Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf400,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons