Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794
Comparte esta pagina
Título : | Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : práticas de leitura e escrita em uma turma do 2º ano da rede municipal de ensino de Recife/PE |
Autor : | SILVA, Marcus Vinícius |
Palabras clave : | Alfabetização; Ensino em tempos pós-pandêmicos; Ensino de leitura e escrita |
Fecha de publicación : | 26-oct-2022 |
Resumen : | Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo analisar a organização da prática docente em relação aos processos de ensino de escrita e leitura desenvolvidas em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede de ensino de Recife/PE, no contexto pós-pandêmico. Para tal, foi realizado um estudo de campo através de observações, uma diagnose de escrita de palavras com apoio de imagem, entrevistas com a docente, assim como análise documental das atividades desenvolvidas em sala de aula. Durante as observações da prática docente, identificamos que a professora buscava atender a heterogeneidade de conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) utilizando atividades e jogos de alfabetização direcionados a diferentes hipóteses de escrita. Porém, o trabalho com leitura foi pouco explorado em sua prática. Os resultados revelam que a docente desenvolve uma prática que possibilita o avanço na escrita de seus estudantes, porém não contribui para a formação do sujeito leitor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47794 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcus Vinícius Ferreira da Silva.pdf | 400,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons