Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796
Compartilhe esta página
Título: | O processo de ensino em espaço não escolar : um estudo de caso em um hospital público de Recife. |
Autor(es): | SALES, Amanda Elizabeth Coelho |
Palavras-chave: | Pedagogia Hospitalar; Prática Pedagógica; Classe Hospitalar; Estudante-Paciente |
Data do documento: | 25-Out-2022 |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como se fundamentam e se desenvolvem as práticas pedagógicas na classe hospitalar “SEMEAR” localizada em um Hospital Universitário na cidade do Recife-PE. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta um estudo de caso mediante a prática de observação realizada em uma classe hospitalar. O registro dessas visitas foi compilado em um diário de campo com anotações relevantes sobre as especificidades da pedagogia hospitalar. Foi elaborado ainda um questionário com perguntas abertas com a professora da classe hospitalar a fim de compreender acerca de sua prática docente. Aborda-se ainda os conceitos referentes à Pedagogia Hospitalar, suas diretrizes legais e a estrutura pedagógica de uma classe hospitalar. A proposta da classe hospitalar observada é que o estudante atendido possa trabalhar o conteúdo que está sendo vivenciado na escola de origem, para que haja uma convergência no retorno à sua escola. O trabalho na classe hospitalar precisa ser personalizado de acordo com as necessidades apresentadas durante o processo de escolarização desse estudante-paciente. Entende-se assim que a classe hospitalar é fruto de uma demanda social a qual baliza os aspectos legais e formais para a realização efetiva de direitos à saúde e à educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47796 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Amanda Elizabeth Coelho Sales.pdf.pdf | 248,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons