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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47817

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Título: O ensino da Matemática por meio da resolução de problemas: o problema como alicerce e dirigente da aprendizagem.
Autor(es): SILVA, Patrícia do Nascimento
Palavras-chave: Educação matemática; Resolução de Problemas; Metodologia; Análise Combinatória.  
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: SILVA, Patrícia do Nascimento. O ensino da matemática por meio da Resolução de Problemas: o problema como alicerce e dirigente da aprendizagem. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo é identificar as principais contribuições que a Resolução de Problemas oferece durante o processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória de uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola de Caruaru - PE. A investigação, fundamenta-se no princípio de que a Resolução de Problemas pode proporcionar aos alunos a oportunidade de articular, emitir, testar e buscar solucionar problemas desafiadores que exigem uma dose significativa de empenho, sendo instigados a refletir sobre seus conhecimentos. Dessa forma estabelecemos como problema de pesquisa: Quais as principais contribuições que a Resolução de Problemas, oferece durante o processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória? A importância da pesquisa encontra-se na possibilidade de poder fornecer material que sugestione a consideração e a inclusão de métodos de ensino que busquem trazer significado ao ensino da matemática. Metodologicamente, optamos por utilizar um questionário para a produção de dados, direcionado aos estudantes do 2° ano. A argumentação teórica que respalda nossa análise está amparada no trabalho de autores que trabalham a metodologia de Resolução de Problemas como: Polya (1978), Van de Walle (2009), Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2011), além de Queiroz e Lins (2011), Queiroz (2014), dentre outros. Findando a análise de dados, percebemos que os estudantes buscaram, de forma consciente, interpretar os problemas e estruturar os conhecimentos na busca de uma solução que lhes parecesse correta. Assim, acredita-se que em um ambiente corriqueiro a metodologia Resolução de Problemas, aliadas à outras tendências, pode sim ser utilizada de maneira eficiente ao longo de todo o processo de desenvolvimento cognitivo do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47817
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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