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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47865
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Título : | Contribuições da gamificação na formação do professor de matemática no 9º ano do ensino fundamental. |
Autor : | SANTOS, Maria Beatriz da Silva |
Palabras clave : | Metodologias Ativas; Gamificação na Educação; Educação Matemática; Jogo na Matemática |
Fecha de publicación : | 9-nov-2022 |
Resumen : | Este trabalho visa apresentar uma proposta de formação tendo como público alvo os professores que lecionam Matemática para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, da rede de ensino municipal de Caruaru, Pernambuco. Utilizamos para tal a metodologia ativa gamificação, mediante a didática dos autores Huang e Soman (2013), para que, nessa perspectiva, os professores possam melhorar a compreensão acerca da diferença entre aula em jogo e jogo em aula, no ensino aprendizagem da Matemática, com a inclusão são do seguinte questionamento: “Como a gamificação pode contribuir na formação de um grupo de professores de Matemática da rede municipal de Caruaru no 9° ano do Ensino Fundamental?”. Ratifique-se, nesse sentido, o objetivo geral de investigar como a gamificação contribui para a formação continuada de um grupo de professores de Matemática da rede municipal de Caruaru, no 9º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, sendo exploratória. Nessa perspectiva, os procedimentos técnicos contaram com um levantamento bibliográfico. Já a coleta de dados iniciou-se com uma entrevista informal e aplicação do questionário para ampliar a discussão do tema em foco. Em seguida, fora realizada a análise dos dados coletados. Para desenvolver a pesquisa na perspectiva da formação do professor mediante a vivência da aula gamificada, fez-se uso da aplicação do Jogo de Tabuleiro Mapa do Maroto. Escolhemos, por meio de amostragem, cinco professores. Como critérios de seleção da amostra, considerou-se a carga horária de 200h mensais, cujos professores envolvidos lecionam Matemática em instituições periféricas do município de Caruaru. A pesquisa indicou positivamente a diferenciação de aula em jogo e jogo em aula; a compreensão da importância do jogo na aprendizagem; a melhoria do engajamento dos estudantes na aula de Matemática; e, através do jogo Mapa do Maroto, foi possível discernir os pontos de melhoria para o aprendizado dos estudantes diante dos descritores propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47865 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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