Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47919

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Poliana Maria da-
dc.date.accessioned2022-11-23T18:51:17Z-
dc.date.available2022-11-23T18:51:17Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.citationSILVA, Poliana Maria da. Análise do processo de aprendizagem a partir de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47919-
dc.description.abstractA neurociência e os aspectos afetivos da saúde mental possuem uma relação com a aprendizagem, embora pouco discutidos em sala de aula e em contextos educacionais. Assim, na presente pesquisa buscou-se abordar estas relações relevantes para docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem nos alunos do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Simultaneamente, utilizou-se de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência, onde se discutiu os neurotransmissores, as emoções, processos sinápticos de criação de memórias de longo prazo, e suas implicâncias na construção do aprendizado. Tal discussão, visou identificar aspectos afetivos relacionados a aprendizagem de conceitos químicos; avaliar o processo de aprendizagem através de uma escala psicométrica utilizando um modelo neurológico; e estabelecer relações entre uma abordagem temática sobre saúde emocional e o processo de aprendizagem do conteúdo de substância química. Para esse propósito, foi aplicada uma oficina com abordagem temática voltada para aspectos da saúde emocional e o processo de aprendizagem do conceito de substância química. A Oficina Bases Neurológicas e Afetivas para a Aprendizagem, ministrada pela pesquisadora do presente trabalho, foi desenvolvida com o intuito de trabalhar o conceito de substância química e, ao fim realizar a aplicação do questionário de pesquisa. Este foi desenvolvido através do LASSI, um questionário psicométrico, que com sua adaptação para a presente pesquisa, passou a ter 11 escalas e 35 questões, avaliando fatores como atitude, motivação, auxiliares de estudo, estratégias de verificação, aprendizagem do conteúdo de substâncias químicas e afins. Através da sua aplicação, dos dados coletados e das análises realizadas aponta-se relações entre aspectos emocionais como atitude, motivação, ansiedade e a aprendizagem de conceitos químicos, assim como a comprovação da influência de estímulos para a aprendizagem, através da relação entre a escala de auxiliares de estudo e a aprendizagem de conceitos químicos. Diante disso, verifica-se a importância da neurociência e do bem-estar emocional para o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectSubstância químicapt_BR
dc.titleAnálise do processo de aprendizagem a partir de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6607225001794300pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxNeuroscience and the affective aspects of mental health have a relationship with learning, although it is not discussed in the classroom and in educational settings. Thus, the present research sought to address these relevant relationships for teachers and students in the teaching-learning process in students of the Chemistry undergraduate course at the Federal University of Pernambuco - Campus Agreste. Simultaneously, an approach involving affective aspects and neuroscience was used, in which the neurotransmitters, emotions, synaptic processes of long-term memory creation, and their implications in the construction of learning were discussed. This discussion aimed to identify affective aspects related to the learning of chemical concepts; to evaluate the learning process through a psychometric scale using a neurological model; and to establish relationships between a thematic approach on emotional health and the learning process of the chemical content. For this purpose, a workshop was applied with a thematic approach focused on aspects of emotional health and the process of learning the concept of chemical substance. The Workshop Neurological and Affective Bases for Learning, given by the researcher of this work, was developed with the purpose of working with the concept of chemical substance and, at the end, to apply the research questionnaire. This was developed through LASSI, a psychometric questionnaire, which with its adaptation for the present research, had 11 scales and 35 questions, evaluating factors such as attitude, motivation, study aids, verification strategies, learning of the content of chemical substances. Through its application, the data was collected and the analyses carried out, it was possible to observe the relationship between emotional aspects such as attitude, motivation, anxiety, and the learning of chemical concepts, as well as the evidence of the influence of stimuli on learning, through the relationship between the scale of study aids and the learning of chemical concepts. In view of this, the importance of neuroscience and emotional well-being to the teaching-learning process is verified.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Poliana Maria da Silva.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons