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Título : Análise do processo de aprendizagem a partir de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência.
Autor : SILVA, Poliana Maria da
Palabras clave : Aprendizagem; Neurociência; Estímulos; Substância química
Fecha de publicación : 19-oct-2022
Citación : SILVA, Poliana Maria da. Análise do processo de aprendizagem a partir de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : A neurociência e os aspectos afetivos da saúde mental possuem uma relação com a aprendizagem, embora pouco discutidos em sala de aula e em contextos educacionais. Assim, na presente pesquisa buscou-se abordar estas relações relevantes para docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem nos alunos do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Simultaneamente, utilizou-se de uma abordagem envolvendo aspectos afetivos e neurociência, onde se discutiu os neurotransmissores, as emoções, processos sinápticos de criação de memórias de longo prazo, e suas implicâncias na construção do aprendizado. Tal discussão, visou identificar aspectos afetivos relacionados a aprendizagem de conceitos químicos; avaliar o processo de aprendizagem através de uma escala psicométrica utilizando um modelo neurológico; e estabelecer relações entre uma abordagem temática sobre saúde emocional e o processo de aprendizagem do conteúdo de substância química. Para esse propósito, foi aplicada uma oficina com abordagem temática voltada para aspectos da saúde emocional e o processo de aprendizagem do conceito de substância química. A Oficina Bases Neurológicas e Afetivas para a Aprendizagem, ministrada pela pesquisadora do presente trabalho, foi desenvolvida com o intuito de trabalhar o conceito de substância química e, ao fim realizar a aplicação do questionário de pesquisa. Este foi desenvolvido através do LASSI, um questionário psicométrico, que com sua adaptação para a presente pesquisa, passou a ter 11 escalas e 35 questões, avaliando fatores como atitude, motivação, auxiliares de estudo, estratégias de verificação, aprendizagem do conteúdo de substâncias químicas e afins. Através da sua aplicação, dos dados coletados e das análises realizadas aponta-se relações entre aspectos emocionais como atitude, motivação, ansiedade e a aprendizagem de conceitos químicos, assim como a comprovação da influência de estímulos para a aprendizagem, através da relação entre a escala de auxiliares de estudo e a aprendizagem de conceitos químicos. Diante disso, verifica-se a importância da neurociência e do bem-estar emocional para o processo de ensino aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47919
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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