Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47951

Share on

Title: Efeitos do treinamento pliométrico sobre potência de membros inferiores em crianças e adolescentes: um estudo de revisão
Authors: SALES, Júlio César
Keywords: Treinamento pliométrico; Potência muscular; Crianças; Adolescentes
Issue Date: 21-Oct-2022
Citation: SALES, Júlio César. Efeitos do treinamento pliométrico sobre a potência de membros inferiores em crianças e adolescentes: um estudo de revisão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022
Abstract: O treinamento pliométrico (TP) é um método de treinamento resistido desenvolvido com o intuito de aprimorar a força reativa-explosiva. O objetivo deste estudo foi analisar a extensão e qualidade das bases científicas sobre o método de TP e seus efeitos sobre a potência muscular dos membros inferiores de crianças e adolescentes. Artigos originais nos idiomas português e inglês foram selecionados em bases de dados eletrônicas (Scopus, Scielo, Pubmed e Periódicos CAPES) utilizando os termos: Pliometria (Plyometrics), Potência (Power), Crianças (Children), e Adolescentes (Young), 41 artigos foram escolhidos através do título sendo 31 excluídos por serem duplicatas ou não se encaixarem nos critérios de elegibilidade, ao final foram incluídos 10 artigos para realização desta revisão. Os principais resultados obtidos no presente estudo foram, que o TP induz efeitos positivos sobre a potência muscular dos membros inferiores de crianças e adolescentes. Protocolos de 6 a 12 semanas se mostraram eficientes no aprimoramento desta capacidade física. Ademais, o método investigado se mostrou seguro e eficiente para a utilização em crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47951
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JÚLIO CÉSAR SALES.pdf831,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons