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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47972

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Título: Jogo coliseu orgânico: o uso de jogos do tipo battle card game no ensino de estereoquímica de compostos orgânicos.
Autor(es): NEVES, Arthur Marcelino de Lima
Palavras-chave: Battle card games; Ensino de química; Estereoquímica
Data do documento: 10-Nov-2022
Citação: NEVES, Arthur Marcelino de Lima. Jogo coliseu orgânico: o uso de jogos do tipo battle card game no ensino de estereoquímica de compostos orgânicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O lúdico está altamente difundido em nossa sociedade, este elemento é capaz de provocar diversas sensações e emoções nos mais diversos indivíduos. Os jogos simplesmente propõem uma realidade alternativa que é em sua essência improdutiva, mas que gera prazer e impacta o jogador que é imerso nessa realidade. Desta forma, o usuário se alinha com a intencionalidade que o jogo tem a apresentar. Com estas características, os jogos são utilizados para os mais diversos fins, principalmente para a educação, e no caso, o ensino de Química. Neste trabalho, intitulado como “Coliseu Orgânico” é utilizado um battle card game para abordar o conteúdo de estereoquímica de compostos orgânicos, a fim de entender quais as contribuições do jogo elaborado na aprendizagem, objetivando diversos fins como o processo de aprendizagem e socialização dos conhecimentos, bem como no processo avaliativo, se tornando assim uma ferramenta válida para o professor. A aplicação do jogo ocorreu no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco envolvendo os alunos que já tiveram contato com a disciplina de Química Orgânica I. Foram analisadas as potencialidades do jogo com os dados obtidos através desta aplicação e a resolução de um questionário contendo afirmações (em escala de concordância) e questões abertas, para uma melhor compreensão das impressões dos alunos sobre o jogo. Para a aplicação, os participantes se dividiram em duas equipes que se enfrentarem sob as regras do jogo, explicadas imediatamente antes do início da partida. Isto posto, os resultados obtidos do jogo, seja ao longo da disputa, seja nas respostas coletadas no questionário em momento posterior, evidenciaram que o jogo apresenta fortes sinais de que a competitividade estimula o engajamento e que os posicionamentos constantes favorecem a socialização dos conhecimentos e consequentemente potencializa o êxito em alcançar as intenções do uso de um jogo voltado ao ensino de química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47972
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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