Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48020

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Aída Maria Monteiro-
dc.contributor.authorSILVA, Neves Maria de Santana-
dc.date.accessioned2022-11-30T11:04:30Z-
dc.date.available2022-11-30T11:04:30Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Neves Maria de Santana. A instrumentalidade da educação em direitos humanos na execução da medida socioeducativa liberdade assistida: construir diálogos e garantir direitos. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48020-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo investigar a integração entre o sistema educacional e o sistema socioeducativo do Recife, no processo de inclusão escolar, dos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa liberdade assistida em execução pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Recife, à luz da Educação em Direitos Humanos. Importante considerar se as políticas sociais, partes integrantes da Lei no 12.594/2012 do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), se articulam através dos órgãos gestores na perspectiva de garantir o direito social do adolescente, em conflito com a lei, sob o manto da doutrina da proteção integral. A promulgação da Constituição Federal de 1988 e a sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal no 8.069/1990, são significativos marcos do período histórico de mobilização social da formulação de políticas públicas no cenário político do Brasil na luta pelo fortalecimento da democracia. A partir do avanço desse arcabouço jurídico foi possível a elaboração e publicação da Lei 8.242/1991 que cria o Conselho Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CONANDA), para concretizar o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, da Resolução no 119/2006, da Lei Federal no 12.594/2012 com status de política pública que destaca a prerrogativa da garantia dos direitos individuais e sociais de adolescentes autores de atos infracionais. Nessa direção, o direito de ingresso e permanência à educação escolar é condição sine qua non para o êxito dos fins pedagógicos do cumprimento da medida socioeducativa. O SINASE tem como pressuposto a educação em direitos humanos no processo da construção do diálogo sem discriminação de forma a incentivar a cultura do respeito mútuo; valorizar a diversidade; despertar para a cidadania. No referencial teórico, discutiu-se algumas categorias conceituais: “Política Social” (BEHRING; BOSCHETTI, 2007; PEREIRA-PEREIRA, 2008); “Educação para a Democracia” (BENEVIDES, 1996; CANDAU, 2013); “Educação em Direitos Humanos” (SILVA, 2010; CANDAU, 2013); “Educação e Conflito” (FREIRE, 2019; GADOTTI, 2012); “Educação e Saberes Sociais” (CANDAU, 2013; FREIRE, 2015). Por conseguinte, o ambiente escolar é o espaço institucional importante de construção de diálogos a possibilitar a elaboração de projeto de vida e superação do ato infracional desses sujeitos. Por outro lado, esses sujeitos enfrentam complexas violações de direitos: defasagem escolar, baixa estima, preconceito e estereótipo, discriminação da cor/raça. Este estudo foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa da análise de documentos oficiais, e como instrumentos de trabalho de campo: entrevistas semiestruturadas. A amostra do estudo incluiu os adolescentes em liberdade assistida do território do bairro de Santo Amaro, dentre outros, de maior concentração de risco social; operadores do SINASE (técnicos sociais e educadores sociais); professores e gestores de duas escolas do território de abrangência. Os dados foram interpretados pelo procedimento de análise de conteúdo. Dessa forma, os dados apontaram a existência do diálogo intersetorial fragmentado resultando em frágil integração entre os sistemas socioeducativo e educacional no processo de inserção e avaliação do acompanhamento do adolescente pelas equipes profissionais de referências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectPolítica Socialpt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectEducação – Direitos Humanospt_BR
dc.titleA instrumentalidade da educação em direitos humanos na execução da medida socioeducativa liberdade assistida: construir diálogos e garantir direitospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4306055666545081pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to investigate the integration between the educational system and the socio-educational system of Recife, in the process of school inclusion, of adolescents in compliance with the socio-educational measure assisted freedom in execution by the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) Recife, in the light of human rights education. It is important to consider whether the social policies, part of Law no 12.594/2012 of the National System of Socio-educational Assistance (SINASE), are articulated through the managing bodies in the perspective of guaranteeing the social right of adolescents, in conflict with the law, under the mantle of the doctrine of integral protection. The promulgation of the Federal Constitution of 1988 and the sanction of the Statute of the Child and Adolescent, Federal Law no 8.069/1990, are significant milestones of the historical period of social mobilization of the formulation of public policies in the political scenario of Brazil of the struggle for the strengthening of democracy . From the advancement of this legal framework, it was possible to elaborate and publish Law 8.242/1991 that creates the National Council for the Human Rights of Children and Adolescents (CONANDA), to implement the National System of Socio-educational Assistance, of Resolution no 119/2006 , of Federal Law No. 12,594/2012 with the status of public policy that highlights the prerogative of guaranteeing the individual and social rights of adolescents in conflict with the law. In this direction, the right to enter and remain in school education is a sine qua non condition for the success of the pedagogical purposes of fulfilling the socio-educational measure. SINASE is based on human rights education in the process of building dialogue without discrimination in order to encourage a culture of mutual respect; value diversity; awaken to citizenship. In the theoretical framework, some conceptual categories are discussed: “Social Policy” (BEHRING; BOSCHETTI, 2007; PEREIRA-PEREIRA, 2008); “Education for Democracy” (BENEVIDES, 1996; CANDAU, 2013); “Human Rights Education” (SILVA, 2010; CANDAU, 2013); “Education and Conflict” (FREIRE, 2019; GADOTTI, 2012); “Education and Social Knowledge” (CANDAU, 2013; FREIRE, 2015). Therefore, the school environment is the important institutional space for the construction of dialogues to enable the elaboration of a life project and overcoming the infraction of adolescents in conflict with the law. On the other hand, these subjects face complex rights violations: school delay, low esteem, prejudice and stereotype, color/race discrimination. This study was developed through qualitative research and analysis of official documents, and as fieldwork instruments: interviews, questionnaires. The study sample included adolescents on probation in the territory, among others, with the highest concentration of social risk, SINASE operators (social technicians and social educators), teachers and managers of two schools in the territory covered. Data were interpreted using the content analysis procedure. Thus, the data pointed to the existence of fragmented intersectoral dialogue resulting in fragile integration between the socio-educational and educational systems in the process of insertion and evaluation of the monitoring of adolescents by professional teams of references.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Neves Maria de Santana Silva.pdf4,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons