Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48021

Comparte esta pagina

Título : Efeitos do distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 em Pernambuco sobre o nível de atividade física da população.
Autor : Lima, Roberta dos Santos
Palabras clave : Nível de atividade física; Pandemia; Distanciamento social; COVID-19
Fecha de publicación : 28-oct-2022
Citación : LIMA, Roberta dos Santos. Efeitos do distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 em Pernambuco sobre o nível de atividade física da população. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : O distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19 pode afetar o estilo e qualidade de vida da população e o objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos das medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-19 em Pernambuco sobre o nível de atividade física da população. A amostra foi composta por indivíduos, de ambos os sexos, de 18 a 60 anos de idade, que residiam em cidades do estado de Pernambuco. Os indivíduos responderam a versão longa do questionário International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) por formulário eletrônico (Google Forms), o qual foi gerado um link e enviado por meios de comunicação eletrônicas (E-mail, WhatsApp) que visam avaliar o perfil socioeconômico, o nível de atividade física e o tempo sentado de cada participante antes e durante a pandemia. A amostra contou com 467 participantes, sendo 36,8% do sexo masculino e 63,2% do sexo feminino. Durante o isolamento social o nível de atividade física no trabalho reduziu 76,5%, a atividade física de deslocamento (transporte ativo) 69,1%, a atividade física de recreação, 40,3%, só a atividade física em casa, os resultados mostram um aumento de 112,6%. Em relação ao tempo sentado, houve um aumento de 36,4% durante a semana e de 27,6% nos finais de semana. Conclui-se então que as medidas restritivas de distanciamento social, reduzem os níveis de atividade física e aumentam o tempo sentado, trazendo assim efeitos negativos à saúde da população.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48021
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Roberta dos Santos Lima.pdf690,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons