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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48345

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Title: Aleijando o ensino de história : narrativas de estudantes com deficiência
Authors: NOGUEIRA, Paulo Felipe
Keywords: História; História – Estudo e ensino; Educação inclusiva; Estudantes com deficiência; Educação anticapacitista
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NOGUEIRA, Paulo Felipe. Aleijando o ensino de história : narrativas de estudantes com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O alto percentual de estudantes com deficiência nos espaços escolares e os desdobramentos causados por essa presença, nos estimulam a pensar sobre corpos e narrativas produzidas sobre esses sujeitos na educação básica, mais notadamente nas aulas de História. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as narrativas de educandas(os) com deficiência acerca de suas experiências de vida e sua relação com o espaço escolar. Para a realização deste estudo, tomamos por referência os Estudos da Deficiência, o Modelo Social da Deficiência, a Teoria Queer-Crip e os Estudos da Diferença. Assim, no primeiro momento, elaboramos um panorama sobre a produção relativa à educação inclusiva no Brasil e suas diferentes abordagens. Em seguida, buscamos entender qual o lugar da pessoa com deficiência nas produções acadêmicas (2009-2019), salientando os achados de pesquisas que tratam o Ensino de História. Num segundo momento, analisamos as narrativas acerca das experiências de estudantes com deficiência, usando a metodologia da História Oral, como forma de entender o lugar e as narrativas que as(os) estudantes com deficiência produzem de si, sobre as(os) outras(os) e sobre o espaço escolar. Como resultado da pesquisa, observamos que o campo do Ensino de História precisa ampliar os seus estudos e produção científica (pesquisa) no que diz respeito ao debate sobre deficiência e ensino-aprendizagem em História, pois os poucos estudos desenvolvidos se conectam às práticas discursivas que se alinham ao Paradigma da Integração e ao Modelo Médico da Deficiência, produzindo e/ou reproduzindo a marginalização e a invisibilidade das pessoas com deficiência; revelando-nos, assim, um perfil capacitista da pesquisa em Ensino de História. Ao mesmo tempo, analisando os relatos das(os) estudantes com deficiência nos foi permitido pensar que o ambiente escolar e as aulas de História não lhes proporcionam espaços para compartilhamento de suas narrativas; que os estigmas e preconceitos em torno dos seus corpos limitam seus acessos, sobretudo os interpessoais; que seus gostos e interesses, inclusive os escolares, estão pautados nos afetos. Por fim, propomos como produto pedagógico uma História em Quadrinho (HQ) intitulada: Núbia: “meu nome não é especial!”, a fim de visibilizar de forma positiva as narrativas de pessoas com deficiência, além de combater estigmas que permeiam seus corpos e vivências, numa perspectiva da Educação e Ensino de História Inclusivos e Anticapacitistas a partir dos saberes históricos escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48345
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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