Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390

Compartilhe esta página

Título: Acessibilidade para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na educação infantil : uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional
Autor(es): SANTOS, Kássia Mirelle Lima dos Santos
Palavras-chave: TEA; Educação infantil; Inclusão e acessibilidade
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: Santos, Kássia. ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Essa pesquisa que teve como objetivo geral: analisar as dimensões de acessibilidade atitudinal e comunicacional no âmbito escolar para a promoção da inclusão do estudante com TEA na Educação Infantil. O marco teórico se dividiu em duas seções: inclusão da criança com TEA na educação infantil e Acessibilidade como princípio para aprendizagem da criança com TEA. Pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de duas observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. O público-alvo foram: uma professora regente da educação infantil, a professora do AEE e a coordenadora da escola. Com a realização desta pesquisa percebeu-se a necessidade de a escola propor formação para os profissionais da escola com esta temática, a fim de minimizar práticas pedagógicas excludentes, como também a realização de algumas mudanças em sua infraestrutura com a finalidade de propor um ambiente escolar mais acolhedor, acessível, e capaz de promover uma educação significativa para o estudante com TEA na Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC depósito.pdf243,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons