Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Marcos Aurelio Dornelas da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Camila Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T14:42:55Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26T14:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Camila Silva dos | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413 | - |
dc.description.abstract | A Lei nº 13.415/2017 mudou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definiu uma nova orientação curricular, para a criação dos currículos nas unidades escolares a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, o Novo Ensino Médio se estrutura por uma base comum e por uma parte diversificada composta pelos itinerários formativos. Diante disso essa pesquisa é centrada numa investigação exploratória, descritiva e analítica, com ênfase qualitativa cuja revisão teórica dar-se pelas contribuições de Bourdieu e Passeron em seu conceito da violência simbólica suas contribuições pode ser colocadas numa análise que enfoque politicas curriculares de modo a permitir compreender as implicações das disputas e conflitos curriculares presentes na normatização de um currículo comum. Nesse sentido, esse trabalho problematiza a disputa curricular e o lugar destinado a sociologia na orientação curricular no ensino médio. A análise de conteúdo foi utilizada a fim de verificar a hipótese central e para identificar as continuidades e rupturas existentes entre a BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A partir da BNCC houve uma valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros, uma perda de identidade epistêmica das ciências humanas além da subordinação dos conteúdos curriculares a habilidades . | pt_BR |
dc.format.extent | 77 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Análise do lugar ocupado pela Sociologia nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6155707868699353 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6841317871902502 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Law nº 13.415/2017 changed the LDB - Law of Guidelines and Bases of National Education and established changes in the structure of secondary education, defined a new curricular orientation, for the creation of curricula in school units based on the National Common Curricular Base (BNCC ). In this way, the New Secondary School is structured around a common base and a diversified part made up of training itineraries. In view of this, this research is centered on an exploratory, descriptive and analytical investigation, with a qualitative emphasis whose theoretical review is given by the contributions of Bourdieu and Passeron in their concept of symbolic violence, their contributions can be placed in an analysis that focuses on curricular policies in order to allow understand the implications of disputes and curricular conflicts present in the standardization of a common curriculum. In this sense, this work problematizes the curricular dispute and the place assigned to sociology in curricular guidance in high school. Content analysis was used in order to verify the central hypothesis and to identify existing continuities and ruptures between the BNCC, the National Curricular Parameters of Secondary Education (PCN+) and the National Curricular Guidelines (DCNs). From the BNCC, there was an appreciation of some curricular components to the detriment of others, a loss of epistemic identity of the human sciences, in addition to the subordination of curricular contents to skills . | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Camila Silva dos Santos.docx (2).pdf | 488,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons