Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Marcos Aurelio Dornelas da-
dc.contributor.authorSANTOS, Camila Silva dos-
dc.date.accessioned2022-12-26T14:42:55Z-
dc.date.available2022-12-26T14:42:55Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.date.submitted2022-12-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Silva dospt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413-
dc.description.abstractA Lei nº 13.415/2017 mudou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definiu uma nova orientação curricular, para a criação dos currículos nas unidades escolares a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, o Novo Ensino Médio se estrutura por uma base comum e por uma parte diversificada composta pelos itinerários formativos. Diante disso essa pesquisa é centrada numa investigação exploratória, descritiva e analítica, com ênfase qualitativa cuja revisão teórica dar-se pelas contribuições de Bourdieu e Passeron em seu conceito da violência simbólica suas contribuições pode ser colocadas numa análise que enfoque politicas curriculares de modo a permitir compreender as implicações das disputas e conflitos curriculares presentes na normatização de um currículo comum. Nesse sentido, esse trabalho problematiza a disputa curricular e o lugar destinado a sociologia na orientação curricular no ensino médio. A análise de conteúdo foi utilizada a fim de verificar a hipótese central e para identificar as continuidades e rupturas existentes entre a BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A partir da BNCC houve uma valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros, uma perda de identidade epistêmica das ciências humanas além da subordinação dos conteúdos curriculares a habilidades .pt_BR
dc.format.extent77pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleAnálise do lugar ocupado pela Sociologia nos documentos norteadores do ensino médio no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6155707868699353pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6841317871902502pt_BR
dc.description.abstractxLaw nº 13.415/2017 changed the LDB - Law of Guidelines and Bases of National Education and established changes in the structure of secondary education, defined a new curricular orientation, for the creation of curricula in school units based on the National Common Curricular Base (BNCC ). In this way, the New Secondary School is structured around a common base and a diversified part made up of training itineraries. In view of this, this research is centered on an exploratory, descriptive and analytical investigation, with a qualitative emphasis whose theoretical review is given by the contributions of Bourdieu and Passeron in their concept of symbolic violence, their contributions can be placed in an analysis that focuses on curricular policies in order to allow understand the implications of disputes and curricular conflicts present in the standardization of a common curriculum. In this sense, this work problematizes the curricular dispute and the place assigned to sociology in curricular guidance in high school. Content analysis was used in order to verify the central hypothesis and to identify existing continuities and ruptures between the BNCC, the National Curricular Parameters of Secondary Education (PCN+) and the National Curricular Guidelines (DCNs). From the BNCC, there was an appreciation of some curricular components to the detriment of others, a loss of epistemic identity of the human sciences, in addition to the subordination of curricular contents to skills .pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.degree.departamentSociologiapt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Camila Silva dos Santos.docx (2).pdf488,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons