Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413

Share on

Title: Análise do lugar ocupado pela Sociologia nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil
Authors: SANTOS, Camila Silva dos
Keywords: BNCC; Currículo; Sociologia
Issue Date: 29-Nov-2022
Citation: SANTOS, Camila Silva dos
Abstract: A Lei nº 13.415/2017 mudou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definiu uma nova orientação curricular, para a criação dos currículos nas unidades escolares a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, o Novo Ensino Médio se estrutura por uma base comum e por uma parte diversificada composta pelos itinerários formativos. Diante disso essa pesquisa é centrada numa investigação exploratória, descritiva e analítica, com ênfase qualitativa cuja revisão teórica dar-se pelas contribuições de Bourdieu e Passeron em seu conceito da violência simbólica suas contribuições pode ser colocadas numa análise que enfoque politicas curriculares de modo a permitir compreender as implicações das disputas e conflitos curriculares presentes na normatização de um currículo comum. Nesse sentido, esse trabalho problematiza a disputa curricular e o lugar destinado a sociologia na orientação curricular no ensino médio. A análise de conteúdo foi utilizada a fim de verificar a hipótese central e para identificar as continuidades e rupturas existentes entre a BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A partir da BNCC houve uma valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros, uma perda de identidade epistêmica das ciências humanas além da subordinação dos conteúdos curriculares a habilidades .
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48413
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Camila Silva dos Santos.docx (2).pdf488,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons